Como reduzir o preço do frete no seu e-commerce

Escrito por Julia Estevam

31/05/2022

Para você e os seus clientes, o frete é um elemento decisivo na hora de fechar uma compra. De acordo com uma pesquisa do Reclame Aqui, 63,9% dos entrevistados afirmaram que o preço do frete foi o motivo para eles abandonarem o carrinho de compras. 

Na mesma pesquisa, 18,6% dessas pessoas disseram que já desistiram de uma compra por causa do prazo de entrega. Por isso, hoje é de extrema importância que a sua loja tenha um frete competitivo, com preços e prazos de entrega menores. 

Mas como aplicar isso na sua logística de envio sem prejudicar seu orçamento? Segue o fio! 🙂

Estratégias para reduzir o preço do frete

1- Calcule corretamente 

Parece simples, né? Mas ter os dados certos na hora de calcular o seu frete faz toda a diferença no preço final. Existem variáveis que devem ser incluídas nesse cálculo, como:

  • Dimensões e peso do produto já embalado
  • Meio de transporte 
  • Origem e destino do envio 
  • Taxas (ICMS, pedágios, entre outros) 

Depois de ter certeza de que o seu frete cobre as taxas necessárias, procure retirar do cálculo o que está errado e deve ser alterado.  Por exemplo, os dados de dimensão e peso do produto estão certos? Eles estão empacotados de forma correta, com a menor embalagem possível?  A cubagem é um fator importante para evitar danos ao produto e prejuízos à sua loja, porque feita da forma certa ela pode te ajudar a reduzir o preço do frete. 

2- Ofereça diferentes opções de frete

A sua loja deve oferecer ao menos duas opções de frete: o econômico e a entrega expressa. Assim o seu cliente pode escolher o que se encaixa melhor na realidade dele e você tem mais chances de vender.

Além dessas alternativas, estude outras possibilidades, como o frete fixo para as regiões próximas do seu estoque. Isso personaliza a experiência do comprador, com mais exclusividade.

3- Invista em ações de marketing variadas 

Pensando em diferentes datas e tipos de cliente, você pode:

  • Colocar pontos estratégicos para retirada do produto
  • Somar o valor do frete ao do produto, ou diluir esse valor em kits e oferecer frete grátis
  • Fazer promoções com desconto no frete por tempo limitado, especialmente em datas de pouca demanda

4- Considere terceirizar a sua logística de envios  

Cuidar manualmente de todo o controle de estoque e envios da sua empresa fica inviável conforme ela cresce. Se você está afogado com tantos pedidos para empacotar e enviar, lembre que você pode reduzir prejuízos causados por erros, que acontecem na correria, contratando uma empresa para cuidar de tudo no seu lugar.
O Ideris, o hub de marketplaces mais completo do mercado, integra com sistemas de frete que te ajudam a reduzir o preço do frete! Além disso, você pode ficar tranquilo porque seus pedidos estarão em boas mãos.

Aprenda a calcular o frete grátis no preço de venda
Parece irônico, mas oferecer frete grátis, quando calculado corretamente, também pode te ajudar a reduzir o preço do frete! Isso porque ele aumenta a percepção de valor do produto. Por exemplo, compare estas duas imagens: Qual destes anúncios vai vender mais? 

exemplo de anúncio que vende em marketplaces

Exatamente, o da esquerda. O seu cliente vai ter essa percepção na hora de analisar as suas ofertas, então para ter anúncios competitivos, é ideal que você saiba calcular o frete grátis no preço de venda, usando uma das fórmulas abaixo:

Preço de venda = (Custos do produto + Frete Grátis) / (1 – Taxas da venda – % Margem objetiva)

ou 

Preço de venda = (Custos do produto + Lucro Objetivo + Frete Grátis) / (1 – Taxas da venda)

Onde:

  • Frete grátis é o valor pago no frete;
  • Taxas de venda são todos os impostos, comissões e taxas pagas na venda;
  • Margem objetiva é a margem de contribuição desejada;
  • Lucro objetivo é o lucro nominal (R$) desejado;

 Além de oferecer o frete grátis de forma manual, você pode participar dos programas específicos de cada marketplace!    

Conheça os programas de frete dos marketplaces 

Programa de Frete Grátis Extra da Shopee

Os vendedores que participam desse programa podem oferecer cupons de R$20 de desconto no frete para os clientes que compram pelo aplicativo! Os participantes têm um selo especial do programa em seus produtos, o que gera mais visibilidade para os compradores.

Quer participar? Basta vender na Shopee e preencher este formulário. Depois disso, a entrada acontece todas às terças-feiras às 20h.

Magalu Entregas 

O Magalu Entregas é o serviço de logística do Magalu Marketplace, criado exatamente para ajudar os vendedores a reduzir o preço do frete. Em janeiro de 2022 as políticas de frete grátis foram atualizadas, e agora ele está disponível para produtos acima de R$79 e com frete menor que R$50. O envio é para todo o Brasil, com o custo totalmente coberto pelo Magalu! 

Amazon Prime 

O Amazon Prime é uma assinatura mensal ou anual com vários benefícios, como frete grátis ou com desconto, do marketplace da Amazon.  Para vender com frete grátis lá você deve acessar as configurações de envio e zerar o valor das tarifas. O próximo passo é escolher entre arcar com os custos de frete, ou incluir ele nos preços dos seus produtos, para alavancar suas vendas! 

Americanas Entrega

Como já diz o nome, esse é o serviço de entregas da Americanas Marketplace, disponível para os sellers da Americanas.com, Submarino e Shoptime. Por meio dele, os vendedores podem usufruir da negociação que o marketplace já mantém com os Correios, facilitando na hora de reduzir o preço do frete, que fica por conta do cliente.  

Mercado Livre Full

Com o serviço de fulfillment do Mercado Livre, você pode terceirizar todo o armazenamento e envio dos seus pedidos nesse marketplace.  O Full fica responsável por toda a logística, desde o empacotamento até o pós-venda! 

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