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FBA Amazon: o que é e como funciona esse fulfillment

Escrito por Augusto Vasconcelos
10 de dezembro de 2020
FBA amazon

Boa notícia para o e-commerce brasileiro: chegou o FBA Amazon, mais uma facilidade de logística para os sellers desse grande marketplace. Se você é varejista parceiro ou está estudando as vantagens de vender na Amazon, continue a leitura do conteúdo para descobrir o que é o FBA Amazon e como o serviço de fulfillment funciona!

FBA Amazon

Um dos marketplaces que mais cresce no Brasil é conhecido por sua agilidade logística – e no que depender do FBA Amazon, sellers e clientes podem se beneficiar ainda mais.

Fulfillment By Amazon (FBA ou FBA Amazon) é um programa que centraliza os produtos de lojistas parceiros nos centros de armazenamento do marketplace. Com esse serviço de fulfillment, além de guardar as mercadorias, a Amazon se responsabiliza pelas etapas de empacotamento e despacho/envio dos itens aos consumidores finais.

O atendimento de pós-venda, disponível em tempo integral para dúvidas dos clientes, também fica sob responsabilidade da Amazon.

Por enquanto, a novidade FBA Amazon é válida para Microempreendedores Individuais (MEI) inscritos no Simples Nacional e localizados no estado de São Paulo. A proposta é garantir entregas ainda mais ágeis e vantajosas para membros do plano de assinaturas Prime (frete grátis e com entrega em até dois dias úteis para 500 cidades do país).

Já para os sellers, significa redução de custos com armazenamento próprio e simplificação do frete na Amazon. Portanto, quem aderir ao fulfillment da Amazon vai ganhar mais tempo para se dedicar às estratégias de e-commerce (marketing, parceiros, fornecedores, etc.).

Fulfillment By Amazon onsite

Outra novidade é o Fulfillment By Amazon onsite (FBA Amazon onsite), que consiste em contar com o marketplace para realizar a logística entre o depósito do parceiro e o consumidor. Nesse modelo, o seller continua com seu próprio centro de armazenagem – sem utilizar a estrutura física da Amazon – mas adere às ferramentas da plataforma para gerir o estoque.

O FBA Amazon onsite está disponível para lojistas registrados em qualquer regime tributário, desde que localizados nos estados do Sul e Sudeste – além de Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.

EXPERTISE DE UMA GIGANTE

De acordo com um porta-voz da empresa, os varejistas que aderirem ao FBA Amazon terão auxílio da gigante do e-commerce no que se refere a estratégias de logística e negócios.

Por meio do fulfillment, a Amazon vai usar sua expertise para dar sugestões como: quais produtos do portfólio devem ser enviados pelo FBA Amazon, qual quantidade mais vantajosa, entre outros. Ferramentas de precificação e promoção também serão indicadas aos sellers para que otimizem sua experiência no marketplace e aumentem a conversão de vendas.

Como usar o fulfillment da Amazon

Aderir e usar o FBA Amazon é bastante simples. Confira o passo a passo:

1. Faça login em sua conta de vendedor.

2. Depois, por meio da Central do Vendedor, especifique os produtos do catálogo que utilizarão o FBA Amazon.

3. Prepare seus produtos para serem transportados até o centro de armazenagem da Amazon, respeitando as diretrizes sobre embalagem.

4. Crie um plano de remessa, imprima etiquetas de identificação da Amazon e envie suas remessas ao centro de distribuição. 

5. Quando as mercadorias chegarem, estarão disponíveis para os clientes comprarem pelo marketplace.

QUANTO CUSTA

As taxas cobradas pela Amazon para vendas feitas pelo marketplace variam de 11% a 15%. Quem aderir ao FBA Amazon terá que pagar porcentagens um pouco mais altas, mas somente após o primeiro ano utilizando o serviço de fulfillment (armazenamento, manuseio e envios do estoque para os armazéns).

Integração com FBA Amazon disponível no Ideris

O Ideris, principal hub para marketplaces do Brasil, já está integrado ao FBA Amazon. Por enquanto, o sistema realiza apenas envio de anúncios simples para o Amazon Marketplace, ou seja, aqueles que possuem variações em sua composição.

Por recomendação da própria plataforma de e-commerce, você deve criar um anúncio exclusivo para o FBA Amazon Classic, inclusive com código SKU diferente do anúncio MFN (envio padrão da Amazon). O anúncio será ativado pelo marketplace.

Pensando em tornar esses processos mais simples, o Ideris disponibiliza manuais para o seller consultar todos os detalhes e integrar o FBA Amazon ao hub. Confira quais as exigências mínimas para conversão ou criação de anúncios de MFN para FBA Classic Amazon e como criar anúncio habilitado para FBA Classic Amazon.

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