O que são Anúncios de Inventário Local do Google (LIA)?

01/06/2021

Do inglês Local Inventory Ads (LIA), os Anúncios de Inventário Local do Google são uma solução para que varejistas exponham na internet o que está disponível na loja física. A funcionalidade é exibida no Google Shopping e oferece uma experiência multicanal (omnichannel).

Você possui uma loja física de departamentos na sua cidade, mas quer estar presente no maior motor de buscas para atingir mais pessoas e vender mais. Além disso, você também sabe que as buscas por “compras perto de mim” triplicaram nos últimos anos. Foi nesse contexto que os Anúncios de Inventário Local foram desenvolvidos pelo Google.

Além do benefício óbvio de expor para mais pessoas o que existe para vender na sua loja física, a funcionalidade quebra as barreiras do offline com o online. É uma verdadeira experiência omnichannel, onde os diferentes canais de venda se fundem para atingir o mesmo objetivo: fazer bons negócios.

Atualmente, o recurso está disponível para apenas 15 países: além do Brasil, quem pode aderir ao LIA são os vendedores da Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Como funcionam os Anúncios de Inventário Local do Google?

Assim que o usuário acessa o Google e realiza uma pesquisa com a intenção de comprar alguma coisa, o motor de busca devolve os resultados em aproximadamente 1 segundo. Dentre eles, surgem ofertas do Google Shopping

É no carrossel do Google Shopping que os Anúncios de Inventário Local são exibidos ao usuário. As ofertas em questão podem carregar os selos “Na Loja”, “Retirar hoje” ou ainda apresentar a distância que o usuário está em relação à loja física.

Veja o exemplo abaixo. Após pesquisar por “ferro a vapor” no Google, o que o usuário recebe é algo parecido com a imagem abaixo. O Google informa que o ferro de passar roupa está a 5,7 quilômetros de distância.

Quando o anúncio é clicado ou tocado, surge uma página chamada Vitrine Local com mais informações: o logo, o endereço físico e o horário de funcionamento da loja, a distância em tempo real, além de botões para realizar uma chamada telefônica ou acessar o site. É possível ainda consultar o inventário da loja ou acessar o Google Maps.

Anúncio de Inventário Local do Google

A mensagem “Em estoque” pode aparecer de outra forma, dependendo obviamente da disponibilidade do produto, em casos nos quais o estoque está quase no fim ou simplesmente não existe mais.

Os benefícios dos Anúncios de Inventário Local do Google

Romper a barreira do mundo físico com o online por si só é uma grande vantagem proporcionada por essa ferramenta. Veja abaixo alguns dos benefícios que você obtém ao anunciar seus produtos no LIA.

  • Sua loja online: a página criada pelo Google chamada Vitrine Local é a sua vitrine na internet, oferecendo uma experiência digital no maior motor de buscas do mundo;
  • A descoberta de novos clientes: mesmo que residam na mesma cidade, pode acontecer de não conhecerem o seu negócio. Além de construir a autoridade da sua marca, você atinge um público até então inédito; 
  • O inventário da loja é promovido: mostre às pessoas que você tem em sua loja o que elas procuram. E o melhor: a algumas quadras;
  • Melhor experiência de compra: você sabe que é frustrante visitar diversas lojas e não encontrar o que procura. Com o seu inventário online, as pessoas saberão exatamente onde ir, melhorando a taxa de conversão;
  • Traduza em números o desempenho dos seus esforços: monitore o impacto nas vendas online e na loja a partir dos seus anúncios digitais.

Como cadastrar Anúncios de Inventário Local no Google?

No Brasil, até o momento, é preciso cumprir sete etapas para configuração de seus anúncios – isso porque alguns recursos estão limitados a poucos países, como a página “Sobre” que está habilitada somente para Austrália, Alemanha e Suíça.

Vamos lá! Para exibir seus produtos locais no Google é preciso fornecer informações sobre sua empresa, lojas e produtos. Confira o passo a passo abaixo.

Etapa 1 – configurar e vincular contas

É necessário que você tenha três contas individuais para veicular Anúncios de Inventário Local. São elas: uma conta do Merchant Center, outra do Locais do Google Meu Negócio e a terceira do Google Ads. O próprio Google disponibiliza links para auxiliar. Depois de criá-las é preciso, ainda, vinculá-las. Veja abaixo.

Merchant Center: é nessa conta que vão ficar os feeds (fluxo de conteúdo) de produtos locais e de inventário de produtos locais, caso ainda não possua. Entre as configurações, é recomendado que você faça o upload do logo de sua empresa.

Locais do Google Meu Negócio: é preciso ter essa conta pois nela são armazenadas as informações da sua loja,e que serão exibidas nos resultados de busca.

Google Ads: é por meio dessa ferramenta que você cria anúncios para atingir um número maior de visitantes. É por isso que criar uma conta de Google Ads é um item obrigatório para quem quer veicular Anúncios de Inventário Local.

Pronto! Agora é hora de unir todas as contas para possibilitar a troca de informações entre elas. Nas configurações, vincule suas contas Locais do Google Meu Negócio e Google Ads à conta Merchant Center.

Etapa 2 – ativar anúncios de inventário local ou listagens de produtos locais

Você precisa ativar os anúncios ou listagens para exibir no Google os produtos que estão disponíveis na sua loja física.

  1. Faça login na conta do Merchant Center, que você criou na etapa 1;
  2. Clique em Crescimento no menu;
  3. Selecione Gerenciar Programas;
  4. Clique em Primeiros Passos;
  5. Escolha o Brasil entre os países para indicar a localização da sua loja.

Etapa 3 – é hora de adicionar as informações comerciais

Agora você pode configurar o nome da sua loja, que será exibido aos usuários nos anúncios de inventário local e nas listagens de produto local gratuitas.

Etapa 4 – não esqueça de vincular a conta do Google Meu Negócio

Como vimos na etapa 1, é preciso conectar as diferentes contas para que elas troquem essas informações. Portanto, caso ainda não tenha feito, vincule a conta Google Meu Negócio à conta Merchant Center. Em seguida, selecione um grupo de locais.

Etapa 5 – criar e enviar feeds!

O feed é, na prática, uma lista que guia o fluxo de informações e conteúdo.

Etapa 6 – solicitar a verificação do inventário

Com os feeds dos produtos enviados, você já pode dar início às verificações de inventário. Esse trabalho serve para garantir que as informações estejam atualizadas com aquilo que é exibido pelo Google aos usuários. 

Por meio da conta Merchant Center você consegue enviar o contato da pessoa responsável pela verificação de inventário. Isso é importante porque ela vai trabalhar em conjunto com o Google para coordenar essa tarefa.

Etapa 7 – para ampliar o alcance, configure o Google Ads para Anúncios de Inventário Local

Se você cumpriu todas as fases de integração de contas (Etapa 1), agora é hora de ativar os produtos – que estão disponíveis na loja física – na sua campanha do Shopping. 

Para isso, você precisa ter uma campanha do Shopping ativa na conta do Google Ads. 

Na conta Google Ads, você terá duas opções: campanha do Shopping ou campanha inteligente do Shopping. O processo para ambas é semelhante: acesse Configurações > Configurações da campanha do Shopping > Configurações adicionais > Produtos locais, marque a caixa “Ativar anúncios para os produtos vendidos em lojas” e clique em Salvar.

Pronto! Agora que cumpriu todas as etapas, você está oferecendo aos seus clientes (futuros e atuais) uma experiência omnichannel, segura e eficiente. Boas vendas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *