Os grupos no Telegram para vender e engajar a sua audiência

06/08/2021

O aplicativo de mensagens instantâneas Telegram é um dos grandes concorrentes do WhatsApp no Brasil e sua presença está aumentando nos smartphones dos usuários brasileiros. Com mais recursos para administrar grupos e com a chegada do Telegram Pagamentos 2.0, é uma alternativa que vai ao encontro dos vendedores que desejam usar o Telegram para vender e engajar a sua audiência. Neste texto, fique por dentro das últimas novidades e conheça as possibilidades que o aplicativo oferece a você, vendedor.

Utilizar as redes sociais para vender e ampliar suas chances de conversão é uma realidade. Hoje, estar em contato com os clientes e trabalhar a própria marca são requisitos para quem não deseja ver os concorrentes passando à frente. Nessa disputa, o Marketing de Conteúdo, assim como uma precificação correta, entram fortemente em cena. Afinal, o que separa você de outro vendedor é o clique ou o toque na tela.

Com isso, os aplicativos de mensagens instantâneas transformaram-se em alternativas. O WhatsApp, do grupo Facebook, é o que chega em praticamente todos os usuários brasileiros na internet. Mais precisamente em 98% dos smartphones, conforme os dados fornecidos pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, publicada em fevereiro de 2021. O app verdinho tem, portanto, uma massa crítica de usuários estabelecida e reina soberano.

Por outro lado, há um concorrente direto em crescimento e que fornece inúmeras funcionalidades inéditas para os seus usuários – e muitas delas podem ser utilizadas para quem vende na internet, como os grupos e canais: o Telegram. O aplicativo estava em 18% dos smartphones brasileiros em janeiro de 2018 e saltou para 45% em janeiro de 2021, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de fevereiro de 2021.

Fonte: Mensageria no Brasil – Panorama Mobile Time/Opinion Box.

Com esse crescimento e com as novas funcionalidades que não param de chegar (e muitas delas são inexistentes no popular WhatsApp), muitos vendedores estão abrindo os olhos para utilizar o Telegram em suas atividades. Por isso, o Conexão E-commerce preparou este conteúdo para você, vendedor, com os seguintes tópicos:

  • O que é Telegram?
  • Os bots para pagamento no Telegram
  • Telegram Pagamentos 2.0
  • Como criar grupos e canais para vender no Telegram?
  • As tendências em Social Commerce e as compras dentro dos apps

O que é Telegram?

O aplicativo de mensagens Telegram foi criado pelos irmãos Nikolai Durov e Pavel Durov – os mesmos fundadores do VK, a maior rede social da Rússia – e lançado em 2013. Com a capacidade de sincronizar as mensagens para serem acessadas ao mesmo tempo em diversos dispositivos (Telegram no mobile, Telegram web, Telegram desktop etc), ele também oferece recursos para quem deseja criar e administrar grupos. E é gratuito.

Outro diferencial do Telegram em relação ao WhatsApp é que o app azul possui uma API aberta, ou seja, disponível para que desenvolvedores consigam produzir aplicativos para rodarem dentro do Telegram. Com isso, surgiu a Bot API, uma plataforma que concentra bots para integrar diferentes serviços (incluindo pagamentos) à plataforma.

Pagamentos no Telegram

Antecipando tendências: bots para pagamentos no Telegram

Atualmente, os debates e inovações em torno das transações financeiras diretamente nos aplicativos estão em alta e é uma tendência que veio para ficar, atingindo todos os grandes e mais populares aplicativos. O resultado é o surgimento e o fortalecimento de conceitos como Social Commerce e Live Commerce, por exemplo.

Já em 2017 o Telegram trabalhava em cima dos pagamentos diretamente no app. À época, a atualização permitiu os pagamentos para bots. Caso você esteja se pergunta “o que são bots?”, eles são programas pré-codificados que têm a função de automatizar o Telegram e podem realizar várias funções desenvolvidas pelos programadores. 

Ou seja, por meio desses bots desde 2017, os usuários passaram a ter a possibilidade de pagar por produtos e serviços diretamente no app. Para encontrar bots no Telegram, você pode pesquisá-los pelo nome no mesmo lugar onde os contatos são buscados. Lembre-se que cada bot possui sua função. 

Telegram Pagamentos (Payments) 2.0

Está chegando ao Telegram uma atualização que vai permitir que comerciantes dentro do aplicativo aceitem pagamentos com o cartão de crédito, ou seja, sem a necessidade de um bot para isso. Além disso, o Telegram Pagamentos dará suporte a diversos provedores de pagamento integrados de terceiros. A nova funcionalidade está disponível, por enquanto, nas versões beta do app e, em breve, deve ser liberada para todos os usuários.

Além disso, será possível fazer transações financeiras entre seus amigos – uma funcionalidade já presente em outros apps, como o rival WhatsApp. Outras novidades também serão voltadas aos vendedores, como a possibilidade de criar adesivos (figurinhas) com imagens dos produtos, nos quais os usuários poderão clicar para comprar esses produtos e ter acesso aos demais detalhes da compra. Os pagamentos poderão ser realizados em qualquer aplicação do Telegram, incluindo a versão para computador.

Para exibir aos usuários essas novas funcionalidades, o Telegram criou um canal de demonstração: Demo Store. Nessa loja fictícia, você tem acesso aos produtos imaginários criados pelo Telegram, como sapatos antigravidade e a lendária espada Excalibur do Rei Artur. Na Demo Store, você pode selecionar esses produtos e simular todo o processo de compra, do pagamento à entrega.

Com a Demo Store, você consegue simular as compras dentro do Telegram

Como vender pelos grupos do Telegram?

1. Crie um grupo ou canal no Telegram

Você precisa concentrar a sua audiência dentro do aplicativo de mensagens. Para isso, você precisa criar um grupo ou um canal. É muito comum a existência de grupos para compartilhamento de conteúdo. Existem, por exemplo, diversos grupos de marketing digital no Telegram. Abaixo, veja a diferença entre grupo ou canal.

Os grupos no Telegram podem ter até 200 mil membros, possuem histórico persistente do chat, links públicos (como t.me/nome do grupo) e administradores com permissões diferentes (ou seja, você pode ser o superadmin e ter outros usuários com poderes mais restritos). É mais indicado para quem deseja interagir com a audiência e promover diálogos entre os membros. 

Já o canal no Telegram é um pouco diferente, mas não menos interessante para os seus objetivos de venda. Por meio de um canal, você constrói uma comunicação unilateral entre você e sua audiência. Ou seja, você transmite mensagens para uma audiência ilimitada e não há troca de mensagens, como aconteceria normalmente em um grupo. Esse canal pode ser público ou privado e também possui um link, como t.me/nome que você desejar.

Para criar um grupo ou canal é muito simples. No Telegram, na tela inicial toque no ícone (lápis) no canto inferior direito > Toque em Novo Grupo ou Novo Canal > Em seguida, adicione membros, defina o nome do grupo ou canal, entre outras informações como descrição, link personalizado ou fotografia. Pronto! Você já deu o primeiro passo!

2. Defina o conteúdo do seu grupo ou canal

O que você vai oferecer para a sua audiência no Telegram? Entre as muitas opções, você pode compartilhar links dos produtos disponíveis na sua loja virtual ou marketplace; oferecer informações para fortalecer o marketing de conteúdo; disponibilizar cupons de desconto exclusivos para os membros; fidelizar e engajar o seu público com enquetes sobre o que eles desejam ver na sua loja, por exemplo. O ideal, é claro, é brincar com todas essas possibilidades para aproximar novos membros e mantê-los ativos.

3. Compartilhe o link com o seu público

Depois de criar esses canais no Telegram é hora de trazer as pessoas para dentro deles. Além de trabalhar esse link nos seus conteúdos e na loja virtual, você pode usar o seu canal ou grupo como um presente para os seus clientes – os mais seletos. De que forma? Se você já leu sobre unboxing aqui no Conexão E-commerce, então sabe que pode incluir junto com os produtos algum item que impulsione a experiência de compra do seu cliente.

Uma sugestão é criar um QR code com o link do seu grupo para convidar o comprador a acessá-lo, pois lá vão haver ofertas exclusivas, descontos e conteúdos especiais para quem já comprou na sua loja. É uma ideia interessante, não é verdade? Como o Telegram permite um número muito expressivo de membros, você pode ficar tranquilo: todos os seus clientes, se quiserem, estarão nessa seleta rede de contatos.

Social Commerce e as compras dentro dos apps

Quase todo mundo está presente nas redes sociais. Social Commerce nada mais é do que a mescla dessas mídias com o comércio eletrônico. Na China, onde o conceito de Social Commerce também traz consigo o de Live Commerce, foram 617 milhões de usuários consumindo conteúdo e comprando produtos em plataformas de livestreaming, conforme o relatório da China Association of Performing Arts.

Os exemplos oriundos da Ásia estão sendo replicados no mundo todo. Redes sociais como Facebook, Instagram, Tiktok, Pinterest, assim como o Telegram Pagamentos e o WhatsApp Pay, estão trabalhando para incluir e/ou aprimorar seus processos para disponibilizar a compra e venda de produtos e serviços diretamente em suas plataformas.

Nós sabemos a importância de ser multicanal

Com essas informações sobre o Telegram e as possibilidades que existem e estão chegando, talvez você enxergue esse aplicativo com outros olhos a partir de agora. Afinal, você e assim como a gente sabe como é importante estar em diferentes canais para vender mais e melhor. 

https://www.youtube.com/watch?v=MrVgz5kwfjo

O Ideris nasceu com esse propósito: ser um integrador completo de marketplace para gerenciar a sua operação. Caso você ainda não conheça, é possível testar o Ideris por sete dias gratuitamente. Durante esse tempo, você vai ter um parceiro para vender nos principais canais de venda e otimizar os seus resultados. Conexão gera oportunidade!

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