7 Estratégias para inserir no seu planejamento de vendas online

Escrito por Julia Estevam

04/02/2022

O planejamento de vendas é muito importante para que você consiga acompanhar os resultados das estratégias aplicadas, assim é possível identificar os acertos e pontos de melhoria.

Se você ainda está confuso neste começo de ano e precisa de algumas dicas para planejar suas vendas em 2022, esse texto é para você! Descubra estratégias para vender mais e melhor, priorizando seu cliente e aumentando os lucros da sua loja. 

1. Alinhe prioridades e estratégias com seu time de vendas

Em primeiro lugar, estude seu público-alvo para saber como atrair novos clientes. Então, aponte metas com prazos e objetivos claros, envolvendo todas as pessoas do time e incentivando cada uma a apresentar suas ideias e pontos de vista. 

Depois disso, busquem definir como vocês vão atingir essas metas: qual será a abordagem? Vão investir mais nas redes sociais? Dar um atendimento mais humanizado ao cliente? Reflitam sobre como essas ações influenciam no resultado das vendas e na reputação da empresa a longo prazo. 

2. Fique atento às datas importantes para o e-commerce e sua empresa

Datas como o Natal, Black Friday e Dia das Mães são muito importantes para o planejamento de vendas de todos os vendedores. Elas atraem clientes e possibilitam que você invista em divulgação e promoções, a fim de agradar diferentes públicos. 

Além das datas que são padrões de todos os anos, pense naquelas mais significativas para a sua empresa. Se você vende produtos de pet shop, por exemplo, o Dia dos Animais (4 de outubro) é uma ótima oportunidade para vender mais.

Se a sua loja é focada em brinquedos e artigos infantis, seu dia especial é o Dia das Crianças (12 de outubro), em que todos estão procurando presentes para seus filhos e sobrinhos.

Quer descobrir quais são as principais datas para sua loja online? Baixe grátis o nosso Calendário do E-commerce 2022!  Ele tem todas as datas mais importantes para quem vende online, e um guia com dicas para te ajudar a aproveitar cada uma delas engajando com o seu público-alvo.   

planejamento de vendas online - datas comemorativa

3. Capriche em campanhas criativas nas redes sociais 

Use as redes sociais para engajar e conhecer melhor o seu público-alvo. Poste stories interativos, como enquetes e caixinhas de perguntas, convidando seus seguidores para conversar, assim você se mostra solícito e disponível quando o seu cliente precisa.

Aproveite as principais datas do e-commerce para divulgar sua loja usando uma identidade visual temática, e posts pagos para anunciar promoções de forma criativa para alcançar uma quantidade maior de consumidores. 

Você pode fazer vídeos mostrando as funcionalidades dos seus produtos, e reels (que sempre geram um bom engajamento) apontando as vantagens de comprar na sua loja.

4. Otimize seus anúncios

Um bom anúncio é aquele que responde às dúvidas de um potencial cliente antes dele perguntar. É o conjunto de fotos e descrições do produto que mostram o que ele é, para que serve e quais são seus diferenciais.

Aqui no Ideris, além de gerenciar suas vendas em vários marketplaces através de um só lugar, você também vai ter muito mais facilidade em criar seus anúncios pelo nosso sistema. Anuncie produtos com variação e até kits, usando o SKU que nós podemos criar automaticamente para você!

5. Ofereça um bom atendimento, inclusive no pós-venda 

Atender o cliente durante todo o processo de venda significa estar presente até depois que o produto é entregue. Tire as dúvidas, facilite processos de troca e devolução e seja atencioso, incentivando os compradores a avaliar a experiência de compra. 

Mantendo contato com seu cliente você torna ele mais próximo e aumenta as chances dele divulgar sua loja e comprar mais vezes!

6. Pratique preços competitivos

No universo das compras online, os consumidores facilmente comparam preços de produtos e opções de frete para avaliar qual a melhor escolha. Portanto, é necessário que os vendedores fiquem atentos às condições de preço, pagamento e frete dos concorrentes para oferecer um anúncio atrativo aos clientes. 

Lembrando que nem tudo é questão de preço, pois o conjunto de soluções, qualidade e promoções que sua loja oferece também são importantes. Por exemplo, se seu concorrente vende o mesmo produto mais barato que você, mas os valores de frete dele são mais altos, o seu anúncio ainda é melhor que o da concorrência.  

7. Monitore os resultados

Depois de um bom planejamento de vendas deve haver o monitoramento e a análise dos resultados das ações, dessa maneira é possível identificar as estratégias que estão dando resultados positivos e quais precisam ser melhoradas.

Portanto, o monitoramento de resultados é mais uma ação para inserir no seu plano de vendas para aprimorar o seu negócio.

Qual a importância de um planejamento de vendas?

O planejamento de vendas é um documento que aponta as metas da empresa e quais ações serão feitas para atingi-las.

Seja micro ou grande empresa, é de extrema importância criar um plano de vendas para que toda equipe saiba “o que” e “como” fazer, e para onde a empresa está caminhando.

Mesmo que você seja um pequeno empreendedor que faça sua operação sozinho, o planejamento auxilia a organização e o crescimento do seu negócio, além de fazer com que você não se sinta perdido no dia a dia.

Gostou das dicas? Nós esperamos que sim! Aplique elas no planejamento de vendas e depois conte para nós aqui nos comentários se elas te ajudaram. Estamos ansiosos para ouvir de você!

Escrito por Julia Estevam.

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