O que é Danfe?

Escrito por Julia Estevam

22/03/2022

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, chamado de DANFE, é o que representa uma NF-e de forma mais simples e gráfica, com as principais informações sobre a compra. Ele deve ser impresso pelo vendedor antes que a mercadoria seja enviada, e mesmo sendo parecido com uma nota fiscal, ele não a substitui. 

Quando um produto chega na residência de um comprador, o pacote chega com um papel semelhante a nota fiscal, mas na verdade é o DANFE. Nesse momento o entregador pede que o destinatário assine o documento para comprovar a operação. 

Diferença entre DANFE e Nota Fiscal

Mas afinal, qual é a diferença entre esses documentos? 

A principal delas é que o DANFE é apenas uma representação gráfica da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), para acesso fácil dos dados de uma compra. Já a nota fiscal é o documento que formaliza a venda de produtos ou serviços, representando uma aquisição em prestações de conta para a Receita Federal. 

Se um cliente compra um produto online e recebe a NF-e por e-mail, é ela que vale oficialmente. Além disso, uma das diferenças entre esses documentos é que a nota fiscal é um arquivo gerado em um formato específico, o XML. Quer saber que formato é esse? Continue lendo, a gente te explica!

Para que serve?

  • O DANFE fornece os principais dados da compra ao consumidor de forma mais rápida. Dessa forma, fica mais fácil conferir se está tudo certo usando a chave numérica do código de barras.
  • É obrigatório para a circulação de mercadorias. Caso tenha alguma fiscalização no trajeto, o DANFE deve estar junto com o produto.
  • Serve para colher a assinatura do destinatário na hora da entrega do produto. Assim, ele funciona como um comprovante da operação.

Quem deve imprimir o DANFE? 

Todos os comércios eletrônicos que vendem ao consumidor final devem imprimir o DANFE que corresponde à NF-e. A impressão do documento deve ser feita antes que o produto seja enviado, para que os dois estejam juntos durante todo o trajeto de envio. 

O que deve constar no DANFE?

O DANFE deve obrigatoriamente conter as seguintes informações: 

  • Chave de acesso de 44 dígitos, necessário para permitir o acesso a NF-e.
  • A frase “Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE”.
  • Código de barras, para que um leitor eletrônico leia a chave de acesso.
  • Dados do emitente: razão social, CNPJ, inscrição estadual.
  • Dados do destinatário: nome, endereço, telefone e CNPJ/CPF. 
  • Data e hora de saída da mercadoria.
  • Valores: os impostos da nota fiscal.
  • Dados da transportadora: razão social, CNPJ, placa do veículo e inscrição estadual.
  • Códigos do produto: CFOP, CST E NCM.
  • Número de folhas, quando o documento tem mais de uma página.

O que é XML?

O XML (eXtensible Markup Language), é uma linguagem de marcação que prioriza  as informações ao formato do documento. Essa é a linguagem usada nas Notas Fiscais Eletrônicas hoje em dia, porque apresenta arquivos com dados organizados de forma hierarquizada.

Isso facilita a leitura de seres humanos e também de programas de software, por conta da padronização de formato do documento. O XML é criado para facilitar o compartilhamento de dados, então no caso de uma NF-e, ele possui apenas as informações mais importantes da nota.

Como imprimir DANFE no Ideris:

Se você leu o artigo até aqui e estava achando tudo muito complicado, não se preocupe, nós facilitamos para você! Aqui no Ideris é possível imprimir o DANFE e a NF-e dos seus pedidos por meio do nosso sistema! Funciona assim:

1- Configure seu ERP, seja ele Tiny ou Bling.

2- Na página inicial do Ideris, acesse: menu > pedidos > pesquisa.

3- Selecione os pedidos que deseja emitir a Nota Fiscal e acesse a engrenagem ao lado direito para entrar no menu de opções.

4- Confira as informações preenchidas nos campos e envie para seu emissor.

5- Espere a nota fiscal ser aprovada pelo emissor e imprima o DANFE para enviar junto com o pedido.

Pronto! Agora é só imprimir e anexar ao pedido que vai ser enviado.

Tópico Bônus: O que é DANFE simplificado?

O DANFE simplificado é um modelo mais simples do DANFE, também chamado de modelo etiqueta. Ele surgiu em 2020, com o aumento de vendas no e-commerce por conta da pandemia. 

Diferente do modelo tradicional, esse documento pode ser impresso em papel etiqueta, o que agiliza o processo de emissão e facilita a visualização das informações contidas nele. Essas informações se encontram de forma resumida, sendo que no modelo etiqueta, nem todos os itens são obrigatórios como no DANFE tradicional.

Ele é impresso em um papel menor e pode ser colado diretamente na caixa do produto. As especificações de impressão deste modelo se encontram na Norma Técnica 2020.004, de agosto de 2020. 

Gostou de saber mais sobre o que é o DANFE? Fique ligado aqui no nosso blog, nós estamos sempre trazendo conteúdos de qualidade para que você venda bem e com segurança! 

Caso tenha alguma dúvida ou opinião, deixe aqui nos comentários, queremos saber o que você achou do artigo! Obrigada pela atenção! 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *