Para quem gerencia uma operação e vende online, os insights e as decisões estratégicas precisam ser baseados em dados e estatísticas. É por meio dessas informações que você, seller e gestor, poderá avaliar a performance do seu negócio.
Os indicadores financeiros no e-commerce representam um dos mais importantes KPIs para a sua operação. Ou seja, em português, os KPIs são os seus Indicadores-chave de Performance. É através dessas informações que você poderá avaliar com mais eficiência as ações e o desenvolvimento de novas estratégias para o sucesso da operação.
Neste post, leia sobre:
- Os mais importantes indicadores financeiros no e-commerce
- Gestão: como coletar dados e gerar relatórios
- Dica extra para quem quer acompanhar os KPIs financeiros e vender em diferentes marketplaces
Follow the money! Os mais importantes indicadores financeiros no e-commerce
Para entender como está a operação é preciso saber para onde olhar, correto? Como mencionado anteriormente, os KPIs são os indicadores-chave de performance – e existem de vários tipos: de produtividade, de qualidade, de capacidade, os estratégicos, entre outros.
Portanto, como estão falando em dinheiro e relatórios financeiros para e-commerce, uma pergunta fundamental deve ser feita por você: por que essa KPI é importante para avaliar o meu desempenho?
Neste tópico, separamos alguns KPIs financeiros:
- ticket médio
- faturamento
- rentabilidade
- lucratividade
- margem bruta e líquida
- margem de contribuição
- EBITDA (ou LAJIDA)
- ponto de equilíbrio
Ticket médio
Para mensurar o comportamento do seu cliente-consumidor, você pode calcular o ticket médio – ou ainda utilizar uma ferramenta que gera esse dado de forma automática, como um hub de integração de marketplaces. Se você precisa calcular manualmente, não se preocupe: é preciso pegar o seu faturamento (veja abaixo) e dividi-lo pela quantidade de vendas realizadas no mês.
Faturamento
Para obter essa informação, você precisa somar todos os rendimentos da sua operação. É uma maneira de avaliar a performance do seu e-commerce. Se você utiliza alguma ferramenta para gerir as vendas online, talvez seja possível consultar o faturamento em diferentes períodos: faturamento obtido hoje, ontem e total no mês, por exemplo.
Lucratividade
Outro indicador financeiro muito importante é o da Lucratividade, que serve para avaliar os lucros da sua operação. Para encontrar essa informação, é preciso utilizar o seguinte cálculo:
Dica: para obter o lucro líquido, é preciso descontar todas as despesas e custos da receita.
Rentabilidade
Você vai perceber que a fórmula para calcular a Rentabilidade é muito semelhante à do cálculo da Lucratividade. Porém, o objetivo aqui é avaliar o quanto os investimentos renderam à sua operação. Eis a fórmula:
Margem bruta e margem líquida
São dois indicadores que entregam informações diferentes. A margem bruta (ou margem de lucro bruto) revela o quanto a sua operação gera com cada produto vendido, o que permite avaliar a sua rentabilidade. Para calcular a margem bruta, utilize a fórmula:
Margem bruta = (lucro bruto / receita líquida) x 100
Por outro lado, a margem líquida se origina no lucro bruto, menos tributação e despesas fixas e variáveis. É um indicador que permite avaliar a saúde financeira da operação. A fórmula é a seguinte:
Margem líquida = (lucro líquido após impostos / receita total) x 100
Margem de contribuição
Sabe quando você precisa gerenciar o estoque e quer saber quais os produtos que mais dão lucro? A margem de contribuição oferece uma fórmula que ajuda nessa avaliação, identificando quais produtos (ou serviços) que mais estão contribuindo para o lucro de toda a operação. A fórmula também é simples:
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos variáveis + despesas variáveis)
EBITDA
Em inglês, a sigla quer dizer Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, cujo indicador em português significa Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). Nomes diferentes, mas mesmo indicador.
É uma KPI bem importante para grandes empresas porque leva em conta o desempenho operacional ao longo do tempo, que é composto por diferentes receitas e despesas. Para utilizar a fórmula do EBITDA é preciso possuir o valor do lucro operacional líquido (conhecido como EBIT). Para isso, utilize a fórmula composta por:
Lucro operacional líquido = receita líquida de vendas – custo dos produtos vendidos – despesas operacionais
Depois, vamos à fórmula do EBITDA que é:
EBITDA = Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações
Ponto de Equilíbrio
Será que você tem dinheiro em caixa para cumprir todos os compromissos, sem que seja necessário recorrer a empréstimos, por exemplo? Há um cálculo para avaliar se essa receita está disponível e a fórmula é composta da seguinte maneira:
Ponto de equilíbrio = despesas / % de margem de contribuição
Gestão: como coletar dados e gerar relatórios
A tecnologia é uma grande aliada na gestão de uma operação de e-commerce, independentemente do seu estágio atual. Quando falamos em dados e métricas, uma ferramenta certa pode gerar informações em tempo real e exibi-las em um dashboard analítico.
Com poucos cliques, você e sua operação ganham uma robusta quantidade de dados para extrair insights e definir os próximos passos, acompanhando um planejamento estratégico essencial nos dias de hoje, cujo contexto do e-commerce brasileiro exige cada vez mais profissionalização.
Um integrador de marketplaces, por exemplo, é uma saída para quem busca vender em diferentes locais, automatizar processos e coletar dados, permitindo escalonar com mais segurança, além de integrar com ERPs, sistemas de frete, conciliadores financeiros, entre outros.
Dica extra: acompanhe suas KPIs e venda nos principais marketplaces do mercado
Você leu um conteúdo que abordou os principais indicadores financeiros para quem vende online. O Ideris oferece um dashboard analítico, no qual são exibidos gráficos sobre faturamento, vendas e visitas, além de informações como ticket médio, faturamento por marketplace e vendas por marketplace.
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