Mantenha o seu negócio organizado na Black Friday com ajuda de um ERP

Escrito por Parceiros Ideris

16/11/2022

A Black Friday é um dia do calendário de vendas muito esperado pelos lojistas que realizam uma série de grandes promoções para chamar clientes.

Essa ação promocional dos lojistas começou nos Estados Unidos e ali se consolidou, antes de tomar o varejo pelo mundo afora.

Esse dia de vendas acontece na última sexta-feira do mês de novembro, após o Dia de Ação de Graças e é considerado o momento que dá a largada para as vendas de Natal.

Nessa data convencionou-se a realização de ações de venda que incentivassem os consumidores a comprar através de descontos arrasadores em vários tipos de mercadorias.

Na imagem, três pessoas - duas mulheres e um homem - conversam e sorriem em frente a um notebook

Entendendo o conceito de Black Friday

Esse dia estratégico de vendas surgiu nos Estados Unidos no final do século XX e tem relação direta com o feriado do Thanksgiving Day – O Dia de Ação de Graças, pois é realizado no dia seguinte a esse feriado.

Como dito acima, também está ligada ao Natal, uma vez que para os americanos essa data da Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.

O feriado norte-americano é uma data tradicionalmente familiar e o comércio aproveitou esse momento para melhorar os indicativos de vendas e renovar o estoque.

O nome de “Black Friday” não era utilizado até antes das décadas de 80 e 90, pois essa sexta-feira marcada por liquidações ainda não tinha um nome definido. Essa expressão só se popularizou após os anos 90 nos Estados Unidos.

Atualmente, essa data é o dia de maior compra por parte dos consumidores americanos e após se popularizar por todo o território dos EUA acabou por tornar-se um sinônimo de produtos a preços muito acessíveis. 

O sucesso da ação de Black Friday para os lojistas americanos acabou por chamar a atenção de outros locais do mundo e foi se espalhando – inicialmente para os países vizinhos, como Canadá e México e depois chegando aqui nas terras brasileiras.

Neste dia, é comum que haja os maiores descontos do ano e isso leva as pessoas a superlotar as lojas, dormir em filas e disputar produtos ou mesmo congestionar sites de e-commerce. 

Além destas estratégias de venda, podemos destacar mais duas que ocorrem paralelamente à Black Friday.

Black November

Ainda que a data original leve em seu nome apenas um dia – Friday, sexta-feira em inglês -, já se popularizou uma tendência interessante dos comércios de varejo brasileiro: a Black November.

Essa nada mais é do que uma antecipação das promoções de Black Friday que vão ocorrendo durante todo o mês de novembro.

Essa é uma técnica de negociação e venda que tem se provado muito lucrativa, pois permite que clientes antecipem suas compras, evitando sites congestionados ou lojas superlotadas.

Cyber Monday

Além da Black November vale destacar que existe a Cyber Monday. A data dessa ação de vendas  acontece na segunda-feira após a da Black Friday.

Mas destacamos que este evento acontece de forma quase que exclusiva nos comércios online e o foco maior é na venda de produtos eletrônicos. 

A Black Friday no Brasil

Aqui no Brasil, a Black Friday como estratégia para alavancar as vendas foi utilizada por grandes lojas pela primeira vez em 2010. O sucesso desta ação acabou por atrair a atenção de outros lojistas que a partir disso começaram a participar. Em 2012, já havia um número muito expressivo de comércios que aderiram ao movimento.

A Black Friday de 2023 será realizada no dia 24 de novembro, pois a data é definida a partir do feriado de Ação de Graças.

Assim, o evento aqui no Brasil, assim como em outros países é uma oportunidade das pessoas que querem aproveitar bons descontos. 

Por que sua empresa deve vender na Black Friday?

O varejo já começa a preparação para a Black Friday 30, ou até mesmo 60 dias antes, a fim de garantir uma campanha de vendas que oferte descontos reais de até 80%, deixando o cliente feliz e a loja também.

As grandes vantagens da sua empresa em participar da Black Friday, podem ser separadas em duas categorias:

  • vantagens para os clientes: dá a eles a oportunidade de aproveitar os altos descontos e comprar de forma  antecipada os presentes de natal.
  • vantagens para o seu comércio: para os varejistas, o dia da  Black Friday é uma ótima oportunidade para que os estoques sejam esvaziados, vendendo inclusive produtos que estavam parados e ainda aumentar suas receitas.  

Em anos de crise, como os últimos causados pela pandemia, é absolutamente natural que haja uma queda no nível de consumo da população, porém as datas comemorativas tendem a manter sua importância para compras.

Nestas datas as vendas se mantêm no mesmo patamar ou mesmo aumentam, já que as pessoas não deixam de presentear nas datas especiais.

Importância de organizar suas operações de Black Friday

Ainda que o período de vendas seja curto – a Black Friday requer uma preparação mais longa, pois esse é o período de vendas marcado pela alta competitividade do mercado.

Em alguns segmentos, é possível ter o lucro de um mês inteiro em um único dia! Isso se a sua empresa realizar um bom preparo.

Segundo pesquisa divulgada pelo Google, a Black Friday é a data mais importante para as compras do varejo digital no Brasil, o que mostra que a data tem sido cada vez mais aceita (e esperada!) pelo público comprador.

Outro ponto importante que devemos destacar é que a data inaugura uma temporada forte de compras pelo público brasileiro, devido a proximidade do recebimento do 13º salário, adicional de férias, bonificações de natal, etc, ou seja, as pessoas estão mais dispostas a comprar.

Aí entra a importância de planejar a Black Friday do seu negócio, para evitar dar descontos sem responsabilidade que no fim pode ocasionar prejuízos e não lucros.

Uma Black Friday mal pensada pode levar a perda de dinheiro e clientes, duas situações que nenhum empreendedor quer.

Faça um planejamento da Black Friday

O modo como sua empresa se porta na Black Friday faz diferença em relação a como as pessoas veem seu varejo e reconhecem a sua marca. Especialmente aqueles que nunca compraram na sua loja.

Para a maioria dos varejos o principal objetivo da Black Friday é vender, mas esse evento pode proporcionar muito mais.

Isso porque ao utilizar um bom planejamento você pode além de vender, fazer a fidelização dos seus clientes, alavancar a sua marca e se estabelecer como referência de mercado, pois cerca de 78% das pessoas voltam a comprar na mesma loja após uma experiência positiva na Black Friday.

Ao fazer um planejamento assertivo você consegue aproveitar essa estatística com excelência, além de ter sucesso nas vendas.

As vendas na Black Friday devem ser encaradas de forma estratégica pois este é o momento crucial que pode impulsionar o seu negócio durante todo um ano. 

Como vender mais na Black Friday – Dicas especiais

Este é um período bem estressante para os donos de loja, então  nos próximos tópicos vamos te mostrar algumas dicas e cuidados a tomar para evitar tropeços e lucrar muito com a Black Friday 2022.

Honestidade é palavra de ordem na Black Friday

Pessoas que já frequentam a sua loja sabem os preços da  mercadoria e vão reclamar nos órgãos de defesa do consumidor se notarem que você está dando descontos falsos.

Infelizmente existem estabelecimentos que se usam da BF para agir de má fé. A multa para esta conduta é bem alta, mas a perda da reputação é um bem de valor muito maior para qualquer empresa.

Dar descontos falsos já não funcionava antes, quando a Black Friday era pouco popular e é claro que não vai funcionar agora, quando os consumidores estão mais atentos às fraudes e existe ajuda de aplicativos de monitoramento de preço.

A honestidade compensa em longo prazo. 

Escolha com cuidado os produtos participantes da Black Friday

Este é um momento para seu comércio ganhar dinheiro – não de perder e se enrolar nos pedidos.

Busque incluir na lista de ofertas produtos com margem de lucro maior ou que estão parados no estoque.

Existem produtos que valem a pena incluir na BF enquanto outros não compensam. Antes de escolher os produtos participantes faça as seguintes reflexões:

  • Vale a pena colocar na BF um produto que você já venderia normalmente;
  • Pense se é inteligente dar 50% de desconto num produto que seu negócio venderia no preço normal;
  • Avalie se há estoque suficiente para fazer uma promoção de determinado produto; 
  • Como usar essa data para limpar o estoque de produtos encalhados.

Então essas reflexões nos levam ao tópico seguinte.

Saiba quanto oferecer de desconto nos produtos

Não faz sentido fazer uma liquidação com aquilo que vende sempre, a não ser que o fornecedor proponha uma condição diferenciada.

Outra dica é colocar os produtos de venda regular com um desconto menor  ou até sem desconto e nos produtos que você quer liquidar dê descontos mais altos.

Para um controle dos descontos, faça um planejamento numa planilha e lá coloque essas informações:

  • preço normal do produto
  • preço com desconto
  • data de início da promoção
  • data de término da condição de desconto

A questão da porcentagem de desconto é uma decisão interna de cada comércio, não ceda a pressão, ao pensar no preço significa olhar cuidadosamente para a sua margem de lucro e entender o quanto será necessário vender para compensar os descontos.

De nada adianta dar trinta por cento de desconto num produto onde sua margem é vinte. Pense nisso!

Elabore um plano estratégico para logística e estoque

Imagine se você vender todo o seu estoque no primeiro dia. Isso sobrecarrega seu sistema de entrega devido ao movimento e aí não será possível entregar tudo na data acordada com o cliente.

Por isso é necessário pensar num plano da Black Friday para acertar o estoque e a logística,  fazendo um plano de vendas e sempre comunicando-o aos seus fornecedores que certamente atendem outras lojas e sem aviso de antecedência, seu negócio pode ficar sem os produtos que precisa.

Avalie também se o seu segmento é capaz de vender em grandes volumes – e tenha uma atenção ainda maior se sua empresa estiver dentro do segmento de produtos manufaturados ou sob encomenda.

Se você não tem estoque parado, uma boa ideia é negociar com fornecedores algumas unidades extras – mas se as condições de compra forem favoráveis ao seu negócio.  

Deixe seu site funcionando perfeitamente

O tráfego nos sites costuma ser muito maior durante a Black Friday, os pedidos acontecem a todo o tempo até mesmo mais de um por vez e portanto quem tem comércio virtual precisa estar pronto para receber essa demanda sem travar ou oferecer problemas.

E isso tanto na versão para computador – quanto na versão para celular.

Teste a velocidade e capacidade do seu site, analise o tempo de carregamento pois se o conteúdo da página demorar para mostrar o conteúdo, o cliente vai sair da página.

De acordo com o Google, um tempo de carregamento satisfatório deve estar abaixo dos 2 segundos.

Caso perceba que o seu site ainda não está preparado para receber um volume de tráfego maior, entre em contato com o provedor do serviço de hospedagem da sua página e veja como ele pode te ajudar nisso.

Uso de um ERP pode salvar sua black friday

Black Friday 2022 é uma das datas mais esperadas para comerciantes do varejo brasileiro e movimentam um volume de vendas milionário, tornando esse período um prato cheio de oportunidades para comércios dos mais variados segmentos.

Por isso, usar um ERP para fazer o controle financeiro da sua empresa na Black Friday é uma ótima forma de organizar os dados financeiros, vendas e pedidos da Black Friday, com dados concretos acerca dos gastos e lucros obtidos pela sua loja com facilidade e praticidade.

Além disso, você pode usar o sistema ERP para facilitar o balanço financeiro do seu negócio, utilizando os dados de estoque e frente de caixa.

Por isso, tudo que você precisa fazer agora é usar o cupom #ideris que dá 3 meses de teste grátis para sua empresa conferir todas as funcionalidades e comprovar as grandes vantagens de contar com um sistema ERP para auxílio na Black Friday.

Lembrando que esta oferta é válida para novas contas e não é cumulativa com outras promoções.

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