Mercado Livre: o que é preciso para ter uma Loja Oficial?

16/04/2021

Ser Loja Oficial no Mercado Livre significa estar entre as melhores do marketplace

Para conquistar mais visibilidade entre os sellers no maior marketplace da América Latina é preciso ser uma Loja Oficial. Como? Por meio de uma reputação sólida – construída com vendas e uma boa experiência de compra.

Não importa se você é um vendedor que está começando agora na internet ou se tem mais experiência: você quer estar no Mercado Livre. Afinal, ele está presente em 18 países e teve, apenas em janeiro de 2021, quase 300 milhões de acessos.

Com tantos sellers reunidos, porém, é preciso mais do que comercializar bons produtos: é preciso vender credibilidade. O Mercado Livre, assim como qualquer outro marketplace, deseja oferecer aos visitantes uma boa e segura experiência de compra.

Com isso em mente, um dos objetivos que surgem naturalmente para todo seller no Mercado Livre é o de ser uma Loja Oficial, e assim estar entre os melhores do seu segmento. As grandes marcas já ingressam dessa forma, mas qualquer seller pode ir em busca disso.

O que é loja oficial no Mercado Livre? 

Como você já percebeu, passar credibilidade aos compradores é uma tarefa essencial para quem deseja vender online. Em busca disso, o Mercado Livre desenvolveu o conceito de Loja Oficial: a partir do momento que a loja é assim classificada, ela ganha mais destaque e visibilidade.

Em termos práticos, o seu negócio é destacado – com logo e tudo – em uma página de Lojas Oficiais do Mercado Livre. É por meio desse espaço que o marketplace indica os melhores vendedores para cada segmento, desde Acessórios para Veículos a Alimentos e Bebidas.

Clique aqui e veja você mesmo a página de Lojas Oficiais do Mercado Livre

Outro benefício está na apresentação da sua loja. As grandes marcas – que já ingressam no Mercado Livre como oficiais – têm um layout personalizado. Os demais sellers não ficam atrás: ao lado do nome do seu negócio, na página inicial, é adicionado o termo “Loja Oficial” – veja o exemplo:

Layout de parte da página inicial da loja Madeira Madeira no Mercado Livre

Por conta dessa relevância, essa certificação de confiança fornecida pelo marketplace não vem com facilidade, tampouco existe uma “receita de bolo” para obtê-la. 

Como se tornar uma loja oficial no Mercado Livre? 

Não há um passo a passo ideal que vai garantir com 100% de certeza o seu selo de Loja Oficial do Meli. Porém, alguns requisitos são primordiais para quem deseja ser. 

Quer ser Loja Virtual? Venda! 

Parece até uma dica óbvia demais, mas para ser uma Loja Oficial você precisa antes ser MercadoLíder. E existem três tipos: 

  1. MercadoLíder;
  2. MercadoLíder Gold;
  3. MercadoLíder Platinum.

Para alcançar cada uma delas, o seller precisa se destacar por oferecer uma excelente experiência de compra e pela quantidade de vendas. Dica: aqui no Conexão E-commerce do Ideris já mostramos como ser um MercadoLíder no Mercado Livre.

Construa sua reputação perante os compradores

Após alcançar as primeiras 10 vendas, o Mercado Livre levará em conta se há vendas canceladas pelo seller, se houve reclamações e o tempo para despachar o produto. Com base nessas variáveis, a sua reputação é calculada.

Portanto, proporcionar uma grande experiência de compra para o usuário é essencial para o seu ranqueamento entre os vendedores na plataforma. O foco deve estar sempre em alcançar e manter a cor verde-escuro no termômetro de reputação do Mercado Livre.

#ConexãoGeraOportunidade: relaciona-se com o Mercado Livre

Não basta apenas vender muito e alcançar o verde-escuro na reputação. Além disso é importante construir uma relação de confiança com o marketplace. O selo de Loja Oficial é um compromisso firmado com você e com os compradores.

Portanto, invista tempo no seu aperfeiçoamento com a ferramenta. Ao atingir um nível de MercadoLíder, inclusive, você terá benefícios como os de receber atendimento personalizado via chat, assim como capacitação e aconselhamento de venda por meio de reuniões presenciais e online.

Com tanta relevância e fluxo de vendas, como administrar sua Loja Oficial?

Parabéns! Você é um seller atento às possibilidades que o e-commerce oferece. Com boas vendas e boa reputação, o seu negócio está prosperando! E nós temos uma dica de ferramenta para gerenciá-lo: o hub de integração Ideris.

Pertencente ao Grupo Locaweb, é simplesmente a maior plataforma de tecnologia de integração multicanal do Brasil. Por meio do Ideris, tenha um parceiro ideal para integrar marketplaces e ter todas as soluções que você precisa em um só lugar.

16/04/2021

Conheça o Podcast do Conexão E-commerce!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

Dicas para vender mais roupas na internet

Dicas para vender mais roupas na internet

Se você chegou até aqui é porque já está vendendo roupas online - ou pelo menos está iniciando (e este texto também é para você). Os lojistas de roupas são um dos principais atores do e-commerce brasileiro, alavancando o setor de Moda e Acessórios. Se está crescendo e...