Como preencher a Ficha técnica do Mercado Livre?

Escrito por Nickolle Amorim

22/10/2020

Sabia que você consegue maior visibilidade para os seus anúncios e ainda pode aumentar suas vendas só de preencher corretamente a ficha técnica dos seus produtos? Segue com a gente neste post que vamos dar dicas infalíveis para montar uma ficha técnica completa!

Qual a importância da Ficha técnica?

Parece óbvio, se você vai vender um produto, você deve explicar, em detalhes, o que está vendendo, certo? Pense como se fosse o seu currículo, e a empresa que vai te contratar, é o possível comprador.

Que empresa vai confiar em um profissional que não preenche seu currículo corretamente, colocando suas experiências, onde estudou, quais as suas habilidades, ou referências? É pouco provável que a contratação aconteça, assim como a chance de uma compra ser efetuada se o seu cliente não sabe exatamente o que está comprando.

Então, sim! Para vender mais no Mercado Livre, um dos principais diferenciais, é ter uma ficha técnica impecável, que faz com que o seu produto seja encontrado mais facilmente durante as buscas e ainda permite um destaque e relevância ainda maiores. Ou seja, você vende mais!

Quais informações fornecer e de que forma?

como preencher ficha técnica

Primeiramente, evite partir para esta etapa com pressa. Reserve um tempo onde você poderá se dedicar apenas ao preenchimento completo da ficha técnica. Depois que estiver tudo organizado, você deverá atentar para os seguintes pontos:

  • Especificações técnicas: quanto mais informações você colocar sobre o seu produto, melhor! Preencha com dados específicos como marca, tamanho, cor, material, voltagem, como o produto não deve ser usado, etc.
  • Revise todas as informações para corrigir erros ortográficos e evite o uso de símbolos.
  • Confira se todos os dados que você está divulgando sobre o produto são autênticos. Se você não tem certeza de que determinada informação está correta, verifique com o seu fornecedor ou fabricante.
  • Informações incompletas ou incorretas podem gerar dúvidas, desconfiança e questionamentos por parte do consumidor. O que pode prejudicar a sua reputação como vendedor e a perda da venda.
  • Código universal do produto: cada produto tem o seu código, independente de estarem em uma mesma categoria. Se você oferece variações do mesmo produto, é imprescindível que informe o código de cada uma delas. Por exemplo: você vende um único modelo de camisa, mas nas cores azul, vermelho e verde. Cada uma dessas opções, têm seu próprio código universal.

Como identificar o código universal?

Ele possui de 8 a 14 dígitos numéricos e fica junto ao código de barras, na caixa produto ou embalagem. Lembrando que, caso o produto seja do tipo artesanal ou fabricado de forma fracionada, ele poder acabar não tendo o código.

código universal

Dica: Baixe um aplicativo que permita escanear códigos de barra para conferir o número do código (podendo ser ele, EAN, UPC, JAN, ISBN, Part Number ou outro que NÃO contenha nenhum texto), ou ainda, você pode conferir diretamente com o fabricante ou fornecedor.

Para modificar um anúncio por vez:

  1. Acesse Anúncios.
  2. No menu Ações (ou o de 3 pontos), selecione Modificar. Ou clique diretamente no título do anúncio que você quer editar.
editar anúncio 1 a 1 parte 1

3. Vá até a opção Ficha técnica:

editar anúncio 1 a 1 -parte 2

4. Preencha com os dados que estão faltando:

editar anúncio 1 a 1 -parte3

Para modificar vários anúncios em massa:

  1. Acesse Anúncios.
  2. Selecione Modificar em massa.
editar em massa 1

3. Selecione Fichas técnicas:

editar em massa 2

4. Preencha com as informações do produto:

editar em massa 3

Nesta opção, os anúncios estão separados por categorias e são apresentados em colunas permitindo uma melhor visualização na hora de copiar ou replicar os dados do anúncio.

Se preferir, você ainda pode utilizar a planilha Excel, dentro do editor em massa.

Mas atenção: sempre que você for trabalhar com a planilha, certifique-se de sempre baixar a última versão, para ter certeza de que são as informações mais atuais. E sempre mantenha as colunas e linhas na mesma ordem, para que o Mercado Livre possa identificar corretamente os dados que você preencheu.

  1. Selecione a opção Modificar em Excel:
modificar excel 1

2. Selecione a opção Baixar a planilha Excel:

modificar excel 2

3. Vá em Fichas técnicas:

modificar excel 3

4. Escolha o anúncio para baixar a planilha:

modificar excel 4

Após terminar de editar na planilha do Excel, é só enviar para o Modificar em massa, que as informações serão atualizadas automaticamente.

Dica: Você sabia que com o Ideris, você consegue alterar anúncio de forma massiva com maior facilidade? Se ainda não conhece nossas soluções, mande uma mensagem através do chat, no ideris.com.br e comece a vender mais!

Se a Ficha técnica estiver incompleta ou não informar o código universal, como proceder?

Caso você não tenha como fornecer o código (como nos casos dos produtos artesanais, mencionados no início deste post), você poderá marcar a opção “Não aplicável – N/A“. Entretanto, neste caso, seu anúncio ficará com status de incompleto, pedindo para que você adicione mais informações, o que acaba diminuindo a sua exposição. Então, cuidado para não abusar desta opção.

Ou seja, manter a ficha técnica dos seus produtos preenchida com todas as informações necessárias, é uma das formas mais básicas para você se manter bem ranqueado, seus anúncios terem uma boa visibilidade e ainda te ajuda a evitar idas e vindas de perguntas de compradores, que já poderiam ter sido esclarecidas na ficha técnica do produto, otimizando seu tempo de venda. Só vantagens, certo?

Até a próxima e boas vendas!

2 Comentários

  1. Daniela dos santos correia

    Queria vender produltos no mercado livre

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *