O que é BOPIS? Conheça essa estratégia do varejo

20/08/2021

Você pode até estar se perguntando “o que é BOPIS?”, mas já deve ter visto (seja como vendedor ou consumidor) como essa estratégia acontece todos os dias no varejo. Do inglês Buy Online, Pick Up In Store, significa em português “Compre online, retire na loja”. Agora ficou mais simples de entender, não é? Neste texto, aprofunde-se sobre essa forma de se relacionar com o público, o porquê é omnichannel e se as pessoas gostam dessa forma de comprar no dia a dia.

Imagine-se no seu local de trabalho. É um dia normal. Está checando os e-mails e a agenda quando, de repente, descobre que esqueceu o aniversário do sobrinho. E agora? Você vai sair da empresa apenas no meio da tarde e não tem ninguém para buscar um presente para você nesse período. E ninguém quer um sobrinho decepcionado…

Há solução? Sim, e está há alguns cliques ou toques de distância. Você conhece uma loja que vende online e permite a retirada do produto na loja física. Se comprar até certo horário, é no mesmo dia! Eureka! 

Essa situação simulada é apenas uma das possíveis que vão ao encontro do BOPIS (Buy Online, Pick Up In Store), ou seja, comprar online para retirar na loja. Para muitas pessoas esse diferencial serve para economizar tempo, garantir mais comodidade e segurança, e até mais economia com o frete. Portanto, acompanhe neste texto sobre o que é BOPIS:

  • As vantagens do BOPIS
  • Os brasileiros gostam de comprar online e retirar na loja?
  • Exemplos de lojas brasileiras que aderiram ao BOPIS
  • Como implementar o BOPIS na sua operação?
  • Para oferecer BOPIS é preciso ser omnichannel

O que é BOPIS?

O conceito de BOPIS – Buy Online, Pick Up In Store – relaciona-se diretamente ao de omnichannel. Ou seja, oferece uma experiência de compra unificada para o cliente, interligando o mundo físico ao online. O BOPIS, que também pode ser conhecido como Click and Collect (Clique e retire, em português), tem feito bastante sucesso – inclusive no Brasil. 

Afinal, mais do que proporcionar comodidade e agilidade aos brasileiros, o BOPIS pode ser uma saída para quem quer economizar com o frete. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o preço alto da entrega é responsável por 80% dos carrinhos abandonados nas lojas online.

A prova de que a experiência de comprar online no site ou via aplicativo para retirar na loja física é apreciada por boa parte dos consumidores está nos números: 67% dos entrevistados afirmaram para o Connected Shoppers Report 2019 que já compraram em lojas online e retiraram no endereço físico. A pesquisa foi feita pela Salesforce em mais de 20 países, incluindo o Brasil.

Soma-se a isso outras vantagens que o consumidor tem, como pesquisar preços online, analisar os concorrentes e as avaliações feitas por outros compradores (prova social), economia de tempo e financeira, além da segurança de realizar essa compra em sua casa, tendo, enfim, todas as praticidades que o e-commerce oferece.

Por conta de tudo isso, grandes varejistas como Centauro, Leroy Merlin, Lojas Americanas, Magazine Luiza e Tok&Stok, entre muitos outros, oferecem compras online para serem retiradas na loja física.

As vantagens para o vendedor

O principal diferencial em permitir que as compras sejam feitas online e retiradas presencialmente está na atração dessa parcela de consumidores que têm interesse nesse método de compra. Ou seja, além de atrair esse público, você não perde a venda para outro concorrente. Afinal, não há divisão física/online na sua operação.

O BOPIS também facilita para que problemas sejam resolvidos mais rapidamente. O cliente vai ter acesso ao produto dentro da sua loja e, caso tenha ocorrido algum problema com o transporte do produto, a situação pode ser resolvida na hora. Além de reduzir possíveis custos logísticos, é importante também para uma boa experiência de compra. 

Outro potencial que pode ser explorado por meio do BOPIS está no fato de que o cliente vai passear pelos corredores de sua loja. Quem sabe ele não acrescenta algum produto no ato? A partir disso, você pode planejar estratégias para que o consumidor saia ainda mais satisfeito e com a sacola mais cheia.

Como implementar o BOPIS na sua operação?

É necessário, antes de tudo, ser omnichannel. Ou seja, sua operação precisa estar em pleno funcionamento tanto no físico como no online, totalmente interligada. Outros desafios estão no controle de estoque, a fim de evitar que o cliente chegue no ponto de entrega e não haja o produto disponível, o que afeta severamente a experiência de compra.

Ainda em relação ao sistema de controle de estoques, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ainda recomenda que você estude a possibilidade de uso de computação em nuvem para facilitar o processo. A logística como um todo exige a sua atenção, incluindo a interna para separar e montar o pedido. 

Como a compra vai ser feita na internet, a sua operação no e-commerce precisa ser segura e prática para a concretização da venda, incluindo os diversos meios de pagamento. Aqui no Conexão E-commerce há conteúdos específicos sobre como vender online. Caso necessite integrar os diversos canais de venda, não deixe de testar gratuitamente por sete dias o hub de integração Ideris, um dos mais completos do mercado.

BOPIS é omnichannel

Não esqueça que a sua operação precisa ser omnichannel, ou seja, aplicar na prática o conceito do varejo que conecta todos os canais de uma empresa, principalmente pontos físicos com online, para que o BOPIS funcione.

Ser omnichannel oferece muitas vantagens, como o de aumentar o alcance da marca, levar mais comodidade ao consumidor e aumentar as vendas. Além do BOPIS há outros exemplos de estratégias omnichannel, como Guide Shops e trocas de produtos entre lojas físicas e online. 

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