Wish Marketplace – Como vender?

Escrito por Vitor Pellanda

15/04/2019

A Wish é um e-commerce fundado em 2010, em São Francisco, por ex-programadores do Google e do Yahoo. Com um grande foco no Mobile, a Wish já se tornou o aplicativo de compras mais baixado do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em mais de 80 países.

Quando Piotr Szulczewski e Danny Zhang decidiram criar uma nova empresa, o objetivo inicial era criar um concorrente ao Google Ads. Porém, a ideia acabou evoluindo para algo diferente: Um site em que consumidores poderiam criar listas de compra (ou, em Inglês, Wish Lists), para que, depois, a plataforma abordasse vendedores dispostos a vender esses produtos.

Com o tempo, a ideia foi se desenvolvendo até, finalmente, virar um e-commerce completo em 2013, já tendo realizado mais de U$ 3 bilhões em vendas pelo mundo depois de somente 3 anos.

O motivo do sucesso do modelo de negócios da Wish foi uma visão para as tendências do mercado: 

  • Foco em uma boa experiência mobile que, na época, a colocou na frente dos seus principais concorrentes.
  • Oferta de produtos de qualidade com preços mais acessíveis.

Esses dois fatores também foram somados a um grande diferencial: O uso de aprendizado de máquina para mapear o perfil dos consumidores. Funciona assim: desde o momento em que o usuário entra na Wish, ele precisa realizar um login. A partir daí, toda a interação com a plataforma conta para entender melhor o cliente e criar um feed de produtos personalizado para o usuário. 

Além disso, a plataforma também trabalha com uma estratégia de oferecer constantemente cupons, descontos e promoções relâmpago, tudo isso para incentivar a compra do produto no momento do acesso e evitar o abandono de carrinho.

Desde então, a Wish é uma empresa que tem crescido e investido cada vez mais na sua plataforma e na expansão do seu mercado. Recentemente, a empresa assinou um contrato de R$ 30 milhões para patrocinar os Lakers, além de contar com grandes celebridades do esporte, como o Neymar, em suas campanhas.

Wish no Brasil

Com milhões de brasileiros cadastrados na Wish, o nosso país se tornou uma região de destaque dentro da plataforma, que tem investido cada vez mais em otimizar a experiência de compra para nossa região.

Um exemplo disso é a vinda do modelo de Marketplace da Wish para o Brasil, possibilitando que vendedores brasileiros possam vender na plataforma, resultando em um aumento de produtos qualificados e mais agilidade na entrega, deixando as suas vendas ainda mais confiáveis. 

Como vender na Wish Marketplace?

Como foi dito ao longo do texto, a Wish é um dos maiores marketplaces do mundo e sua vinda para o Brasil pode apresentar uma grande oportunidade para vendedores online. 

Com mais de 2 milhões de pedidos por dia, as principais categorias da Wish são:

  1. Moda
  2. Eletrônicos
  3. Hobbies
  4. Acessórios
  5. Casa e decoração 
  6. Maquiagem e beleza
  7. Bebês e infantil
  8. Calçados
  9. Automotivo
  10. Carteiras e bolsas

Vale lembrar, também, que a Wish tem uma característica única de trabalhar com uma exibição de anúncios personalizada conforme o cliente. Assim, uma recomendação da plataforma é trabalhar as fotos do seu anúncio sem um fundo branco, explorando fotos com o seu produto sendo utilizado de alguma forma. 

Outro diferencial interessante são as promoções, descontos e cupons disponibilizados para incentivar a conversão, lembrando que sempre que uma promoção for oferecida pelo marketplace, o vendedor não terá que arcar com nenhum dos custos.

Com isso em mente, quem deseja estar presente neste canal pode ver o webinar do Ideris em parceria com a Wish ou seguir o passo a passo desenvolvido pela equipe da Wish:

Como criar a loja na Wish

 Criar sua loja é muito simples, basta seguir este passo a passo

Vamos lá?

Basta acessar este link para fazer o seu cadastro.

O que é preciso para completar esta etapa:

  1. Dados da loja, incluindo o número e cópia do CNPJ;
  2. Documentos do responsável pela loja, incluindo um documento com foto (RG ou CNH) que deverá ser anexo.
  3. Dados da sua conta em um dos provedores de pagamento aceitos pela Wish (Payoneer ou PayPal).

Aguarde a aprovação da sua loja

Após solicitar a abertura da sua loja, o time da Wish irá verificar os documentos e, se tudo estiver de acordo, deveremos aprovar em até 48 horas. Devido ao número de solicitações, você pode enviar um e-mail para brasil@wish.com com o seu código para agilizar a aprovação. O código de identificação da loja ou MID (merchant ID) está disponível em:

Conta > Configurações > informações gerais. Ex: 5d00050d22110123c80ec0ae1.

*Caso encontre algum erro no seu cadastro, envie o código da sua loja, juntamente com a cópia do seu CNPJ e documento do responsável para conferência.

Tem dúvidas? Confira nosso vídeo com mais informações sobre:

Existem duas formas de frete na Wish:

  1. Modo Standard ou padrão – Nesta modalidade existe 1 preço de frete para todo o Brasil. Não há prazo de entrega definido.
  2. Wish Express – nosso programa de entrega rápida. Como sabemos da complexidade logística no Brasil, criamos o programa Wish Express que permite que os sellers habilitem um preço por produto para 12 sub-regiões no país.

Como nosso objetivo é que os usuários da Wish tenham uma ótima experiência de compra, sellers que fizerem parte do programa terão diversos benefícios, entre eles, 10x mais exposição em seus produtos.

No entanto, note que o seller que participar do Wish Express precisa entregar o produto em 10 dias para todas as regiões habilitadas. Caso não consiga entregar em 10 dias, deverá usar o modo standard ou estará sujeito a multas se estrapolar o prazo de entrega.

Para solicitar o Wish Express, basta ir em:

Conta > Wish Express > Fazer parte do Wish Express > Confimar que cumpre os requisitos e aceitar os termos de serviço.

*Recomendamos fazer sua solicitação assim que a loja for aprovada. Pode levar 24h para aprovar sua solicitação para fazer parte do programa.

A Wish está presente em mais de 80 países, mas antes de vender para o mundo, queremos que nossos sellers estejam familiarizados com o marketplace. Configure as vendas somente para o Brasil em:

Conta > Configuração de Envio > Enviar para os países selecionados > Selecione Brasil > Adicionar. Exclua os Estados Unidos > Salve.

Assim que o Wish Express for aprovado, você poderá criar o seu armazém Express. Todos os itens deste armazém terão mais impressões e, portanto, mais chances de serem visualizados pelos usuários. Para criar o armazém, basta ir em:

Produtos > Ver todos os produtos > Clicar em + ao lado do armazém Standard > Preecher o endereço e dados do armazém.

Ps. Após esta etapa, você já conseguirá sincronizar sua conta com os integradores, caso utilize algum, ou pode dar continuidade para adicionar os produtos diretamente dentro da plataforma.

Dúvidas sobre como configurar o frete? Veja nosso vídeo com mais detalhes:

Você pode adicionar os produtos via API, Via integração de forma manual ou via API. Para adicionar os produtos diretamente na plataforma, vá em:

Produtos > Adicionar novos produtos > Selecione Manual ou CSV.

Veja aqui nosso vídeo com todos os detalhes de como incluir os produtos.

Assim que você adicionar os produtos, clique no armazém correspondente e adicione os valores do frete. Você também pode fazer este passo usando planilha.

Quanto é a comissão da Wish?

A comissão da Wish é de 15% do valor do pedido incluindo produto + frete. Esta comissão é independente da categoria.

Quando vou receber da Wish?

Os pagamentos são realizados duas vezes ao mês, dia 1 e 15 de cada mês. O seller deverá adicionar um número de rastreamento válido e o pedido deve ser confirmado como entregue para o usuário final para que seja elegível para pagamento.

* Os provedores de pagamento podem levar alguns dias para processar o pagamento na sua conta.

A Wish leva propriedade intelectual a sério e assume uma postura pró-ativa em relação à proteção de marcas e produtos proibidos. Os produtos ativados em sua loja serão revisados antes de ficarem ativos na plataforma. Caso os produtos sejam inadequados, poderão ser removidos ou rejeitados. Assim que sua loja for considerada confiável pela plataforma, os produtos ficarão disponíveis automaticamente.

Como posso me tornar uma loja confiável Wish o mais breve possível?

  • Crie uma autorização de marca. Caso a marca seja sua, ou você revenda esta marca, você precisará da autorização para revenda. Se você revende várias marcas, contate o gerente da sua conta para a autorização sombrinha.
  • Saiba quais são os produtos proibidos e o que consideramos um item falsificado. Note que se seus produtos precisarem de inspeção ou tiverem data de validade, como assentos de carro para bebês ou vitaminas, por exemplo, eles podem ser vendidos com restrições, neste caso o seller precisará da autorização Local to Local, onde só pode comercializar dentro do país. Não pode fazer cross-border.

Como é a política de devolução da Wish?

Os sellers que quiserem receber seus produtos de volta deverão atender o Código de Defesa do Consumidor e podem responder os tickets diretamente dentro da plataforma. Por favor, nos avise caso sua loja queira gerenciar o Customer Service/SAC. A etiqueta de retorno é de responsabilidade do seller. Caso nossa equipe não seja informada, o CS será sob responsabilidade da Wish.

Principais desafios para vender na Wish:

1. Os valores precisam estar em dólares americanos – tanto do produto, quanto do frete.

2. O número de rastreamento precisa ser de uma transportadora parceira, hoje trabalhamos apenas com a FedEx, TNT e Correios. As demais não são reconhecidas pela plataforma inviabilizando o pagamento.

3. Pelo período de 4 meses, o seller terá uma restrição para aumentar o preço dos produtos entre $1 a 20% (o que for maior).

4. O MSRP é uma estratégia importante da Wish, é onde mostramos que o produto tem um desconto e influenciamos o cliente a adquirir a mercadoria. No Brasil, a maioria dos marketplaces chamam de preço De: Por:)

por Waldana Helin e Vitor Pellanda 

7 Comentários

  1. Adriana marcolino

    Deveria vender wish por revista como o avon e tantas outras vende

    Responder
  2. DALIANE DEYSE DE LIMA PESSOA

    Como saber a tabela de preços dos envios e como funciona a logística dos envios

    Responder
  3. Ronaldo Coutinho de Azevedo Junior

    Olá. Trabalho com suplementos alimentares e vitaminas. Vi que consta como proibidos mas encontrei diversos itens a venda na plataforma, como por exemplo TRIBULUS. Pode verificar e entrar em contato comigo? Obrigado

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Ronaldo!

      Entendo sua colocação, realmente suplementos alimentares e vitaminas ainda constam como proibidos na lista disponibilizada pela Wish. Sugiro que você entre em contato com eles através do botão “SUPORTE” que encontra-se no final desta página https://merchantfaq.wish.com/hc/pt.

      Obrigada 😀

      Responder
  4. VALDEREZ PEREIRA DA FONSECA

    Gostaria muito de trabalhar com vocês,

    Responder
    • Nickolle Amorim

      Olá Valderez!

      Ficamos felizes em saber que você quer fazer parte da nossa equipe!
      Sempre disponibilizamos nossas vagas através do nosso perfil do LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/ideris-lab/jobs/), não deixe de conferir! 😀

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *