Receba a nossa NewsLetter!
Concordo com  Política de privacidade e  Termos de uso 

Outubro Rosa – Quanto antes melhor

07/10/2020

Outubro Rosa

Este ano, a SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), lançou a campanha de conscientização contra o câncer de mama “Quanto antes melhor”, com a finalidade de chamar a atenção das mulheres, seus familiares e parceiros sobre a adoção de um estilo de vida mais saudável no dia a dia. Essa luta não é apenas das mulheres!

Conheça o movimento Outubro Rosa

Em 1990, foi realizado um evento através da instituição Susan G. Kome Breast Cancer Foudation, em Nova Iorque chamado “Corrida pela cura”. O objetivo foi arrecadar fundos para pesquisas voltadas para o câncer de mama. Nele foram distribuídos laços na cor rosa, que acabaram tornando-se símbolo internacional da causa.

Inicialmente, não havia envolvimento de instituições públicas ou privadas, até que, com aumento da repercussão, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional, nos Estados Unidos e então, passou a ser compartilhado por diversos outros países, proporcionando uma maior sensibilização em relação ao assunto, o que ocasionou num maior acesso aos serviços, diagnósticos e tratamentos.

Já no Brasil, a primeira ação ocorreu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, com o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista sendo totalmente iluminado com a cor rosa.

O que é o câncer de mama?

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário, sendo um dos tipos mais comuns de câncer existentes. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de alguns trechos das moléculas de DNA, causando a multiplicação das células anormais de geram o cisto.

Quais são os sinais?

Dentre os principais sinais e sintomas, temos:

  • A presença de um nódulo (caroço) endurecido, geralmente, indolor.
  • Pequeno nódulos que também podem aparecer na região das axilas ou pescoço.
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto parecido com o da casca de uma laranja.
  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Na maioria dos casos, o câncer é descoberto pela própria mulher, então sempre mantenha-se atenta ao seu corpo e faça exames de rotina! Principalmente, entre mulheres de 50 a 60 anos, é recomendado realizar mamografia, pelo menos, uma vez a cada dois anos.

Segundo Instituto de Oncologia, detectar o câncer precocemente aumenta as chances de cura. Cerca de 95% dos casos identificados ainda no estágio inicial, têm chance de reverter a situação. E a mamografia é o principal método de rastreamento da doença.

E não pense que apenas as mulheres são afetadas. Mesmo que forma bem mais reduzida, ainda assim, cerca de 1% do público masculino é afetado pelo câncer de mama, de acordo com pesquisa levantada pelo G1.

Quais os fatores de risco?

  • Excesso de peso.
  • Má alimentação.
  • Sedentarismo.
  • Tabagismo.
  • Consumo de bebidas alcoólicas.
  • Antecedentes de familiares com câncer.

Se prevenir com hábitos saudáveis e exames periódicos ainda é uma das formas mais práticas e fáceis para combater o inesperado. Portanto, pratique atividades físicas, evite consumo de bebidas alcoólicas e faça o autoexame!

A medicina hoje, oferece diferentes tratamentos, dependendo de que fase está o câncer, podendo incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, homonioterapia e terapia biológica. Por isso, informe-se, pesquise e compartilhe. Conheça melhor as formar de se prevenir.

Você sabia?

Dia 28 de abril deste ano (2020), foi publicado no Diário Oficial a nova Lei dos 30 dias. Ela determina que exames necessários para a confirmação do diagnóstico de câncer aconteçam em até 30 dias no SUS.

Que ótima notícia, certo?!

Mais do que apenas uma parte do corpo, os seis possuem inúmeras simbologias disseminadas em diversas culturas como um órgão de amamentação, um símbolo de feminilidade, fonte de inspiração, força, ternura, ousadia e protesto.

Os cuidados e a prevenção contra esta doença não são obrigação apenas das mulheres. Esta é uma realidade que merece a atenção de todos! O quanto antes falarmos sobre o assunto e cuidarmos daquelas que amamos, melhor!

Escrito por Nickolle Amorim

07/10/2020

Receba a nossa NewsLetter!
Concordo com  Política de privacidade e  Termos de uso 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Nickolle Amorim

07/10/2020

Posts recentes

O que é cross selling e up selling?

O que é cross selling e up selling?

Existem muitas técnicas diferentes para impulsionar as vendas de seu e-commerce. Uma delas é o cross selling, que pode ser muito útil para melhorar seus resultados. Mas você sabe do que se trata e de que forma utilizar ela para o seu negócio? E a diferença entre cross...

Por que vender em Marketplaces?

Por que vender em Marketplaces?

Começar a vender dentro de um ou mais marketplaces é extremamente importante para quem busca desenvolver seu e-commerce e escalar suas vendas pela internet, pois através dele, é possível expandir seu ticket médio e aumentar a visibilidade da sua marca. Os marktplaces...