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O que é Parceiro Magalu?

02/10/2020

O que é parceiro Magalu

O que é Parceiro Magalu? Qual a diferença entre ser Parceiro e ser seller do marketplace? Como escolher o formato mais vantajoso? Com tantas possibilidades oferecidas pela marca Magazine Luiza (Magalu), é comum que os empreendedores digitais fiquem um pouco confusos, mas há espaço para todos – desde os de pequeno porte até os com grande fluxo de vendas.

Por isso, produzimos este conteúdo pensando especialmente em que ainda não sabe o que é Parceiro Magalu ou tem dúvidas sobre o programa. Vamos lá?!

Afinal, o que é Parceiro Magalu?

Já faz algum tempo que a Magalu transformou seu e-commerce em marketplace, de modo que lojistas do varejo físico e virtual podem cadastrar produtos de forma gratuita e pagar apenas por uma porcentagem sobre suas vendas – assim como fazem marcas como Submarino, Shoptime.com, Casas Bahia, Carrefour e outras.

No Magalu Marketplace, esse formato se consolidou entre médias e grandes operações que possuem estrutura e equipe mais robusta, conseguindo atender a um fluxo de pedidos mais intenso. Acontece que a marca enxergou um novo nicho: autônomos e micro e pequenos empreendedores. Assim nasceu o Parceiro Magalu, uma opção mais acessível para auxiliar outros varejistas a continuarem vendendo durante a crise – especialmente no período de pandemia.

PARA AUTÔNOMOS

No caso do Parceiro Magalu para autônomos (pessoa física), a ideia é que as pessoas criem sua própria loja virtual no Magazine Luiza e atuem como divulgadoras dos produtos vendidos e entregues pela própria Magalu e também de outros sellers. Esse espaço é feito em cerca de 5 minutos e, após estar no ar, o parceiro pode começar a divulgar online para seus contatos. O site paga comissões de até 12% por venda – ao acumular R$50, o dinheiro cai direto em sua conta bancária, no prazo de até 34 dias.

Logo que cria sua loja, inicia na categoria Novato/Iniciante. Conforme for vendendo e divulgando, você ganha pontos para subir de categoria (Bronze > Prata > Ouro > Diamante). As comissões são pagas de acordo com cada departamento e são diferentes em cada categoria. Veja alguns exemplos:

  • Ar e Ventilação: 8% (Iniciante); 8,5% (Bronze); 9% (Prata); 9,5% (Ouro); 10% (Diamante)
  • Cama, Mesa e Banho: 8% (Iniciante); 9% (Bronze); 10% (Prata); 11% (Ouro); 12% (Diamante)
  • Papelaria: 5% (Iniciante); 6% (Bronze); 7% (Prata); 7,5% (Ouro); 8% (Diamante)

Essas comissões são para itens vendidos e entregues pela Magalu. Mercadorias de lojas parceiras são classificadas como “Marketplace” e têm as seguintes comissões: 2% (Iniciante); 2,5% (Bronze, Prata e Ouro); 3% (Diamante). Confira a tabela completa. Para criar sua loja como divulgador, acesse a página específica para isso (link direto disponível aqui).

PARA EMPRESAS

Já a opção Parceiro Magalu para Empresas permite que você venda seus produtos online para os mais de 20 milhões de clientes do marketplace, além dos seus próprios clientes da loja física (se ela estiver fechada ou com expediente reduzido durante a pandemia, é uma ótima opção para não estagnar a operação). Essa modalidade vale para CNPJ de MEI e Simples Nacional com mais de três meses de existência e que não tenham se cadastrado anteriormente no Magazine Luiza Marketplace.

Conheça as principais vantagens:

Sem investimento inicial: você conquista mais um canal de vendas pagando apenas 3,99% por venda realizada, com taxa de antecipação de 0,99% a.m.

Novos clientes: integrando o time de parceiros Magalu, você aproveita o espaço e o marketing da marca para conquistar novos clientes.

Dados em tempo real: a plataforma disponibiliza indicadores em tempo real e fáceis de acessar, inclusive por meio do aplicativo exclusivo Magazine Você, que ajuda o seller a vender mais.

Logística: além de comissões mais baixas, aproveite o Magalu Entregas, serviço sem custo adicional que oferece preços mais baixos nas entregas via Correios (saiba mais).

Parceiro Magalu x Magalu Marketplace

Para não haver mais dúvidas sobre o que é Parceiro Magalu e qual a diferença para o Magalu Marketplace, vale um breve resumo do que já foi apresentado. Parceiro Magalu é o programa da Magazine Luiza para autônomos trabalharem como divulgadores e microempreendedores venderem seus produtos online com porcentagens mais baixas. Já o Magalu Marketplace é indicado para médios e grandes varejistas, com capacidade de atender a um fluxo maior de pedidos.

Outra diferença que cabe destacar: o cadastro de mercadorias para Parceiros Magalu é feito manualmente, ou seja, não pode ser realizado via integrador (hub). Vai tomar um pouquinho mais de tempo, mas isso não é um problema, pois pequenos negócios não costumam ter um portfólio e estoque muuuito grande.

Como ser um Parceiro Magalu

Anteriormente explicamos como se tornar um Parceiro Magalu para trabalhar como divulgador, então agora apresentamos o passo a passo para se cadastrar como lojista. Acompanhe:

1) A primeira etapa é acessar o site Parceiro Magalu e selecionar a opção para empresa (aqui o link direto).

2) Navegue pela página, confira as informações, leia as perguntas frequentes para tirar suas dúvidas e então clique em “cadastre agora”. Na sequência, clique em “criar conta”.

3) Preencha os dados solicitados: nome, sobrenome, e-mail, telefone e senha.

4) Informe seu CNPJ e razão social (deve ser MEI e Simples Nacional). Clique em “continuar” e aguarde enquanto o sistema busca os dados da sua empresa. Feito isso, confirme informações e inclua um telefone para contato.

Parceiro Magalu vale a pena?

Os negócios brasileiros passam por um período diferente: mesmo com a economia instável, o e-commerce não para de crescer. Por isso, muitos empresários recorrem ao varejo online para driblar a crise e manter suas vendas ativas. Nesse sentido, o Parceiro Magalu pode ser uma ótima porta de entrada para microempreendedores se inserirem no e-commerce (e ainda pagar taxas bem mais acessíveis).

O varejo online não é uma tendência – é realidade. Portanto, você pode iniciar como Parceiro Magalu e entender como funciona esse segmento. Conforme for aprendendo, ganhando confiança e crescendo, diversifique seus canais de venda em outros marketplaces (gerais e/ou de nicho). Há muitas oportunidades para explorar no e-commerce. Que tal começar agora?

Escrito por Augusto Vasconcelos

02/10/2020

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02/10/2020

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