Como vender mais online com Consultoria de e-commerce

Escrito por Autor Convidado

26/03/2021

Criar uma loja virtual tem se mostrado uma excelente solução para os empreendedores nos dias atuais. Com o setor de e-commerce cada vez mais aquecido e os baixos custos de manutenção, muitos lojistas e empreendedores individuais enxergaram no comércio eletrônico uma grande oportunidade de crescimento.  

Mas o que boa parte dos empreendedores iniciantes não sabe, são as dúvidas e dificuldades que podem surgir após a abertura de seu e-commerce. Infelizmente, não é raro que lojas virtuais venham a quebrar ou simplesmente não gerem lucro após sua implementação. Isso ocorre, na maioria das vezes, devido ao empreendedor inexperiente não saber como gerir seu negócio. É nesta circunstância que o auxílio de uma consultoria especializada se faz muito importante. 

Se você já abriu sua loja virtual, está estabelecido e pronto para operar, deve estar se perguntando: como fazer para vender mais online? Neste artigo, falaremos sobre como aumentar suas vendas online com a ajuda de uma consultoria de e-commerce

O que é consultoria de e-commerce?

Consultoria é um serviço de orientação e acompanhamento prestado por um profissional, ou uma equipe, especializados em determinada área. Neste caso, uma consultoria de e-commerce é o serviço prestado por profissionais especializados na área de e-commerce, com o intuito de auxiliar o empreendedor a alavancar suas vendas e gerir seu negócio. 

A consultoria faz o diagnóstico do e-commerce, identificando os pontos fortes e os pontos a serem melhorados e, a partir daí, oferece uma metodologia dedicada, traçando metas e os passos para cumpri-las. 

Muitos empreendedores lidam com dificuldades após a implementação de seu negócio online, por conta da falta de conhecimento e experiência. Apesar da vasta gama de conteúdos gratuitos voltados à gestão de e-commerce, investir em uma ajuda especializada pode ser de grande valia, tanto para vender mais online, como também, para se estabelecer de maneira sólida no mercado virtual.  

Como ela pode ajudar a alavancar as vendas?

Agora que já sabemos da função e importância de uma consultoria de e-commerce, vejamos quais as formas deste serviço podem ajudar a montar uma loja virtual e vender mais online. 

1. Trabalhar a identidade visual da sua marca

Identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que tem por objetivo representar uma ideia, uma marca, um serviço ou um produto. Estabelecer a identidade visual de seu e-commerce é de grande importância para se solidificar e transmitir confiança aos compradores no ambiente virtual. 

Sendo o e-commerce um ambiente totalmente visual, saber escolher os elementos certos e coerentes com seu negócio atrairá seu público alvo, podendo melhorar muito suas vendas. Neste contexto, uma consultoria que conta com profissionais experientes da área de comunicação pode ajudar na construção desta identidade para a sua loja virtual. 

2. Encontrar o seu produto estrela

Produto estrela é aquele que tem maior volume de vendas em uma loja virtual. Geralmente, é um produto em alta no mercado e os clientes chegam até sua loja através da busca deste item. 

Em qualquer tipo de comércio é normal alguns produtos venderem mais do que outros. Conseguir identificar e trabalhar bem seu produto estrela é fundamental para que sua loja se mantenha ativa nas buscas e acessos. 

Além disso, é este produto que atrai mais clientes à sua loja e, consequentemente, ajuda a divulgar os demais, bem como sua marca. Faz parte do trabalho de uma consultoria de e-commerce identificá-lo, criando estratégias de divulgação e posicionamento, para que ele continue sempre atraindo mais clientes para seu negócio. 

3. Melhorar a sua performance no marketplace

Podemos comparar um marketplace a um shopping virtual, onde diversos lojistas estão reunidos em um mesmo ambiente, facilitando o processo de compra dos clientes. Para o lojista virtual, as vantagens de estar inserido nestas plataformas são muitas, mas a concorrência também é grande. 

Dentro do marketplace podem existir outras lojas comercializando produtos semelhantes ou até mesmo iguais aos seus. Traçar uma boa estratégia de marketing e divulgação é indispensável para aumentar seu destaque e impulsionar suas vendas online. E neste caso, a ajuda de uma consultoria especializada também faz toda a diferença. 

4. Otimizar o SEO da sua loja virtual

SEO (Search Engine Optimization) trata-se da otimização dos mecanismos de busca. Quando o consumidor pesquisa o produto ou serviço que precisa através dos mecanismos de busca online, imediatamente os algoritmos deste programa elecam todas as respostas ligadas ao produto ou serviço procurado. A ordem em que os resultados aparecem, no entanto, corresponde a uma série de critérios técnicos, bastante conhecidos pelas equipes de consultoria de e-commerce

Esta ajuda especializada possibilita sua loja online a aparecer mais, e de maneira mais assertiva para as pessoas que buscam pelo produto que você oferece. 

5. Criar campanhas que vendem

Assim como as estratégias para otimizar o SEO de sua loja virtual, faz parte do trabalho de uma consultoria de e-commerce criar campanhas online que também apareçam em sites de busca para a audiência interessada. 

Estas campanhas tratam-se de anúncios específicos de cada produto ou serviço, que aparecem diretamente como resultado da procura em sites de busca. Os anúncios criam uma conexão visual e ligam o cliente diretamente à página de venda daquele produto específico.  

Uma consultora especializada pode criar campanhas autênticas e efetivas, que aumentem diretamente suas vendas.

6. Criar novas estratégias de venda

Uma loja virtual deve sempre reinventar suas estratégias para manter seus resultados e atingir mais clientes. Com a alta concorrência do ambiente virtual, é necessário buscar constantemente novas formas de divulgação, alcance e visibilidade. 

Mas nem sempre conseguimos idealizar novas táticas de venda sozinhos. Contar com uma visão neutra e especializada sobre seu negócio, pode trazer melhores resultados e tranquilidade ao empreendedor. 

7. Desenvolvimento de uma base sólida e lucrativa 

Conforme pudemos observar, para uma loja virtual manter-se de maneira consolidada no mercado, é necessário trabalhar em cada detalhe, dia após dia. O trabalho em conjunto do empreendedor com uma equipe especializada, pode tornar sua loja online altamente competitiva e bem sucedida, com consistência e profissionalismo.  

O acompanhamento dedicado de uma equipe de consultoria de e-commerce pode trazer resultados rápidos e duradouros para sua loja virtual. Com a ajuda dos profissionais adequados, você pode melhorar muito o desempenho de seu e-commerce e vender mais online. 

Conteúdo produzido por Marcio Eugênio

Sobre o autor: Marcio Eugênio é especialista em e-commerce, com mais de 13 anos de experiência na área, e sócio-fundador de três empresas focadas em e-commerce. É colunista em diversos portais relacionados a comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com vasta experiência em comércio eletrônico. Foi eleito em 2016 como o melhor profissional de e-commerce pela Abcomm, através de votação popular, e é apresentador do maior canal focado em e-commerce do Youtube no Brasil. O Projeto mais recente de Loja virtual é a https://www.monnieri.com.br/ que saiu do zero a um milhão de reais de faturamento em menos de dois anos.

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