WhatsApp
Case: o crescimento da Toys Net e a mudança para um hub completo. Baixe Agora

Cliente insatisfeito no marketplace: confira o que fazer!

Escrito por Keila Boganika
25 de janeiro de 2022
cliente insatisfeito

Um cliente insatisfeito deixou uma reclamação na sua conta no marketplace? Muitas vezes uma avaliação negativa pode ser desanimadora e dar muita dor de cabeça para qualquer lojista.

Infelizmente, as reclamações afetam a reputação e, consequentemente, as vendas do seller que vende em marketplaces que possuem espaço para comentários e trabalham com o sistema de reputação, como o Mercado Livre e Shopee.

O lado bom é que é possível contornar a situação de um cliente insatisfeito e usá-la para melhorar o seu negócio. Dessa forma, o vendedor pode evitar novas frustrações dos consumidores e conquistá-lo com boas estratégias de customer experience. Por isso, a seguir estão as nossas dicas para ajudar os sellers a responderem às reclamações de clientes insatisfeitos nos marketplaces. 

Como responder um cliente insatisfeito no marketplace?

Nos marketplaces em que o vendedor pode responder às reclamações, é muito importante considerar algumas dicas a fim de evitar que uma situação ruim fique ainda pior.

Responda rapidamente

A agilidade em responder os consumidores conta muito na reputação de alguns sites, além de mostrar para os clientes que você está interessado em resolver o problema.

Quando for possível contornar a situação, como nos casos de troca de produto, a rapidez em responder deixa o cliente seguro da resolução, evita que a mesma pessoa faça reclamações diferentes em outros canais, e ainda mostra que sua marca é confiável.

Resolva o problema

Seja uma dúvida, um problema ou uma reclamação, na maioria das vezes o cliente está relatando um problema. Por isso, o principal objetivo ao respondê-lo não deve ser justificar um erro, fugir da reclamação ou discutir com o consumidor, mas sim resolver o problema, tanto para o cliente em questão, como na sua operação para que os próximos consumidores não sofram com a mesma coisa.

Por exemplo, se o problema foi um pedido mal embalado, troque o item do cliente insatisfeito, e ajuste a operação da expedição para que o problema não se repita.

Tenha empatia com o cliente

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa. No atendimento ao cliente, a prática da empatia é essencial para garantir uma boa comunicação e resolução de problemas, pois ajuda a entender melhor o que o cliente está passando e o por que estar irritado.

Seja educado e objetivo nas respostas

Um bom atendimento precisa ser objetivo e evitar textos ou falas muito longas, pois só irritam mais o consumidor, podem gerar confusão e adiam a resolução de problemas. Portanto, seja sempre direto e claro, mas educado e cordial nas respostas para um cliente insatisfeito no marketplace.

Deixe evidente o que está sendo feito

Sempre deixe claro que está tomando uma atitude para resolver o problema do cliente, por mais simples que a ação seja: entrar em contato com o fornecedor, trocar produtos, ajustar a operação, etc.

Peça desculpas

Quando for possível e necessário, peça desculpas para um cliente insatisfeito, pois é uma forma de reconhecer o problema e se aproximar do consumidor com respeito. É uma estratégia para deixar o atendimento mais humanizado.

Outros artigos

17 de junho de 2024