Cinco marcas que usam TikTok para vender

01/03/2021

Está pensando em criar perfil da sua marca no TikTok mas não sabe bem como começar? Neste texto reunimos cinco inspirações para você dar o play e conquistar espaço na plataforma de vídeos mais popular do momento.

Por dentro do TikTok

Jovens entre 16 e 24 anos em busca de entretenimento e humor – esse é o perfil dos usuários do TikTok, plataforma chinesa que vem ganhando o mundo com vídeos curtos e descontraídos. O Brasil, um dos países onde a população mais consome tempo nas redes sociais, conta com cerca de 7 milhões de pessoas ativas diariamente no TikTok.

Os formatos dos vídeos são bastante dinâmicos: duração de 15 a 60 segundos (até cinco minutos, se você tiver mais de 1.000 fãs), filtros, efeitos sonoros e visuais, possibilidade de inserir textos curtos. Podemos dizer, portanto, que o ponto alto do TikTok está em conteúdos fáceis de assistir.

O ápice de um vídeo no TikTok é se tornar viral, ganhando grande repercussão, interação e compartilhamento. Para conquistar esse feito, a estratégia mais utilizada é criar um Challenge (desafio) com hashtag específica para que os usuários criem suas próprias versões em vídeo. Por exemplo: #MakeMomSmile (Colgate), #InMyDenim (Guess) e #EyesLipsFace (e.l.f Cosmetics).

A seguir, conheça cinco marcas que usam o TikTok para vender no Brasil – seja produtos, seja conceito (reconhecimento e popularidade).

1. OLX

O marketplace OLX estreou no TikTok utilizando a fórmula certa: diversão, música, dança e celebridade. A marca escolheu a cantora Kelly Key, dona de grandes hits do início dos anos 2000, para fazer uma paródia de “Baba Baby”, seu principal sucesso. Apenas brincadeira? Não mesmo! A OLX aproveitou para divulgar sua nova plataforma de pagamentos e carteira digital (OLX Pay).

2. Bauducco

Maisa, Caio Castro, Camilla de Lucas, GKay e João Guilherme foram algumas das estrelas do TikTok que integraram o time de divulgação da Bauducco. A gigante de produtos alimentícios chegou com o lançamento do desafio “Se transporte para o Natal”, cuja trilha sonora foi uma versão de “Jingle Bells” produzida com exclusividade por Dennis DJ.

3. Monange

A empresa de cosméticos aproveitou a campanha do Outubro Rosa e criou o “TikTOQUE”, termo criado para conscientizar, incentivar e desmistificar o exame de toque, um dos mais simples e importantes para diagnosticar o câncer de mama precocemente. Boa ideia para agregar valor ao reconhecimento marca. O trio Duda Riedel, Debs Aquino e Camila Pinheiro entraram na campanha para compartilhar suas histórias de superação.

4. TIM

Camilla de Lucas, Gabriel Villaça, Esdras Saturnino e Nanda Carol. Esse foi o grupo que integrou a campanha “Olha quem chegou no TikTok, TIM entrou na rede”. Na brincadeira, eles contavam quais mensagens retornam e quais ignoram nas notificações dos seus celulares.

5. QuintoAndar

A plataforma imobiliária digital QuintoAndar chegou com tudo: recrutou 15 tiktokers para apresentarem o serviço aos usuários e possíveis inquilinos. A ação foi bastante eficiente, incentivando duetos partilhados com o público para falar sobre como seria a casa ideal. Pequena Lô, Rafael Portugal, Vittor Fernando e Thelminha foram alguns dos nomes escolhidos pela QuintoAndar.

Além das marcas

Além de grandes marcas, personalidades brasileiras como Whindersson Nunes, Simone Mendes, Kevinho, Pyong Lee, Sthefane Matos e Felipe Neto são sucesso no TikTok. Existem, ainda, muitas pessoas que ganharam notoriedade a partir da plataforma (Pequena Lô, Camilla de Lucas, Luis Mariz, Thatty Ferreira, Gabriel Peixinho, Mitcho Mezzomo e muitos outros).

TRANSMISSÕES AO VIVO

Em fevereiro de 2021 foram anunciadas duas parcerias com o TikTok para transmissões ao vivo. Primeiro, veio a notícia de que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá duas lives mensais para promover os atletas do Time Brasil com conteúdos exclusivos na plataforma chinesa. Depois, foi confirmada a participação do Ultimate Fighting Championship (UFC), que manterá transmissões ao vivo semanais mostrando bastidores e interações com lutadores.

Vale a pena estar no TikTok?

Conforme mostramos anteriormente, o TikTok está crescendo cada vez entre usuários, marcas e influenciadores. É um espaço que tende a se consagrar e expandir o perfil de público, mas no momento ainda é preferido pelos jovens. Por isso, estude a fundo os consumidores do seu e-commerce e crie uma persona para entender se vale a pena explorar essa linguagem descontraída de modo genuíno.
Quanto às ações, muitas vezes a criação de parceria com influenciadores pode ser uma boa estratégia para fazer o conteúdo (ou challenge) viralizar. Vale lembrar que nem sempre a venda significa pedidos imediatos no seu e-commerce, mas sim fortalecimento de marca a médio prazo – e isso também é muito vantajoso.

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