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Tendências do varejo online 2022

tendências do varejo 2022

Já sabe quais são as tendências do varejo online para 2022? É sempre importante ficar de olho nas movimentações do mercado para manter o seu negócio atualizado e crescendo.

Todos os anos diversas empresas nacionais e internacionais promovem estudos e pesquisas sobre as principais tendências que estão chegando – e entre 2021 e 2022 não foi diferente! Por isso, nós selecionamos os principais levantamentos de dados sobre as tendências do varejo online para ajudar nossos sellers a se prepararem para sair na frente da concorrência.

Como saber se as tendências do varejo são válidas para o seu negócio?

Entre tantos estudos e acontecimentos, é importante entender que nem sempre as previsões são válidas para todas as empresas.

É necessário saber avaliar o que faz sentido para o nicho do seu negócio, se a inovação te colocará à frente da concorrência ou se atende uma necessidade real da sua marca ou do seu cliente.

Quais são as principais tendências do varejo online para 2022?

Venda via marketplaces

Há anos o segmento de marketplaces é destaque nas vendas online. Um exemplo disso é que só no primeiro trimestre de 2020, os marketplaces representaram 78% do faturamento totalmente do e-commerce brasileiro, segundo levantamento feito pela Neotrus.

Mesmo com a ascensão dos principais marketplaces do país nos últimos anos, em 2022 essas plataformas continuarão crescendo e lançando novas possibilidades para os vendedores trabalharem. 

Inclusive, estima-se que uma parcela dos consumidores, ao invés de buscarem por um produto no Google, irão buscar diretamente o que querem nos seus marketplaces preferidos.

Por isso, vale a pena continuar aplicando estratégias para vender mais em marketplaces e “surfar” nesse movimento que continua proporcionando que milhares de empreendedores vendam e cresçam na internet. 

Entrega imediata

Segundo pesquisa do Mercado Pago feita para entender os motivos dos clientes por trás de um carrinho abandonado, 53% dos consumidores entrevistados afirmaram já ter abandonado uma compra no e-commerce devido ao preço e prazo do frete.

A necessidade de oferecer boas opções de frete sempre existiu, mas devido a “corrida da entrega rápida” que aconteceu em 2021 e com novas soluções de logística do mercado, a tendência de envios absurdamente rápidos é realidade para os próximos anos do e-commerce.

Consumo online na terceira idade

Com a pandemia, diversos perfis de consumidores se adaptaram e ingressaram nas compras online, o que fez a maturidade digital da terceira idade aumentar.

Segundo estudo realizado pela Kantar IBOPE Media, em 2020, 85% dos idosos conectados à internet a utilizam para obter informações sobre produtos ou serviços antes de uma compra, e 75% efetivamente adquiriram algo online.

Infelizmente, ainda uma parte do comércio online não espera pelo público da terceira idade e não tem nenhuma estratégia voltada para eles. Por isso, vale testar direcionar anúncios para esse perfil de consumidor, disponibilizar novas facilidades na usabilidade do site, prestar um atendimento atencioso e paciente, entre outras possibilidades para abraçar esse novo consumidor das vendas online.

Marketing hipersonalizado

Com a análise de dados tão presente nas empresas, estratégias de marketing cada vez mais hipersonalizadas são uma tendência forte de 2022 para os varejistas online.

Ofertas com base no perfil e histórico do consumidor, atendimento personalizado, seleção exclusiva de produtos, entre diversas outras ações que fazem parte da estratégia de marketing hiperpersonalizado — que é uma das macrotendências apontadas por um estudo na PwC.

Lembrando que para oferecer ações personalizadas com base em dados dos clientes, as empresas precisam da permissão dos usuários para acessar e manipular essas informações, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Voice Commerce

Nos últimos anos a busca por smart speakers, como a Alexa da Amazon, cresceu absurdamente. Segundo levantamento da Ilumeo, o uso de dispositivos com comando de voz aumentou 47% entre os brasileiros durante a pandemia.

Smart speaker é um aparelho com diversas funções, mas entre as principais está a de ser um assistente virtual que funciona como um centralizador de comandos de voz feitos ao assistente. É possível fazer perguntas e ouvir o aparelho responder, comprar online através dele, solicitar para a ferramenta apagar a luz da casa, entre milhares de outras funções.

Com a popularização desses aparelhos, a compra por comando de voz consequentemente cresceu no Brasil. Portanto, as empresas que desejam estar à frente da concorrência e oferecer uma experiência prática de compra, não podem negar a tendência do Voice Commerce.

Uma das principais maneiras de atender a demanda do Voice Commerce é otimizar títulos e descrições de produtos para uma linguagem mais próxima do que é buscada, algo mais natural e com foco em perguntas, além de usar termos populares nas pesquisas por voz.

Segurança cibernética

O universo do e-commerce sempre esteve envolvido em pautas sobre segurança de dados, principalmente por envolver dados tão sensíveis como de pagamento. Após anos em que a LGPD esteve em foco, em 2022 a tendência é que os clientes continuem cobrando segurança cibernética das lojas virtuais e não aceitando mais possíveis deslizes das empresas, como solicitar dados desnecessários e vazamento de dados.

Portanto, os empreendedores precisam estar atentos às regras de uso de dados e fornecer meios de venda seguras para todos os seus clientes. 

Maior concorrência online

Com o crescimento do e-commerce de 2020 que se manteve em 2021, mais empresas ingressaram no digital e estão desenvolvendo estratégias para se manterem em alta nesse meio. Então, consequentemente, maior será a concorrência online entre lojas virtuais.

Por isso, é fundamental se manter atento às tendências do varejo, aplicar estratégias que fazem sentindo com o seu negócio e prestar um bom atendimento para todos os clientes que passarem pela sua loja virtual. Dessa maneira, seu negócio se mantém competitivo e em destaque perante o público-alvo e a concorrência. 

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