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O que é Dropshipping?

o que é dropshipping

O Dropshipping é uma estratégia logística em que o vendedor “terceiriza” a parte do estoque e envio de um pedido para uma empresa nacional ou internacional, enquanto ele se preocupa somente em divulgar anúncios do produto.

Com o Dropshipping, o vendedor recebe o pedido do produto em sua loja virtual e encaminha esse pedido para um fornecedor, que deverá ter a responsabilidade de enviar esse produto para o cliente.

De maneira geral, vender com Dropshipping parece o sonho de qualquer vendedor: Você pode começar a vender os seus produtos com pouquíssimo investimento inicial, sem precisar se preocupar com todo o trabalho de logística, armazenagem e expedição. Porém, antes de começar com esse modelo de vendas, é importante saber algumas coisas:

Como funciona o Dropshipping?

Na prática, trabalhar com Dropshipping é terceirizar o estoque e a logística de vendas, tornando o vendedor um intermediário entre o fornecedor e o cliente. Isso ocorre da seguinte forma:

  1. O vendedor precisa escolher um fornecedor e uma plataforma de vendas que trabalhem com Dropshipping.
  2. Uma vez com a plataforma configurada, o vendedor começa a vender os produtos online e atrair clientes por meio de estratégias de marketing, oferecendo uma boa experiência de compra.
  3. Quando o cliente compra um produto, a plataforma do vendedor manda esse pedido diretamente para o fornecedor.
  4. Com o pedido em mãos, o fornecedor é responsável por toda a expedição do produto, desde a separação e embalagem até a chegada na porta do consumidor.
  5.  O pós-venda conta com a participação tanto do vendedor quanto do fornecedor, uma vez que o contato com o cliente deve vir da loja e o recebimento em caso de devolução do fornecedor.

Vale lembrar que o Dropshipping acontece de forma praticamente invisível para o consumidor, que só descobre o processo caso perceba que a empresa descrita na nota fiscal é diferente da empresa que vendeu o produto.

Como funciona o Dropshipping internacional?

De longe, o Dropshipping internacional é o formato mais popular entre vendedores. Isso acontece pois é comum o uso de fornecedores na China por meio de sites como Gearbest e Ali Express, que apresentam uma grande variedade de produtos por preços mais baixos, o que permite margens de lucro maiores.  

Porém, existem algumas desvantagens implícitas nesse tipo de estratégia. O primeiro e mais importante risco é que existe uma legislação do CDC sobre esse tipo de prática com uma série de exigências como:

Ou seja, quem trabalha com Dropshipping internacional e não segue esses requisitos conta com uma insegurança jurídica.

Além disso, o vendedor corre alguns riscos:

Como funciona o Dropshipping nacional ?

O mercado nacional de Dropshipping tem diversas oportunidades interessantes, uma vez que existem algumas empresas especializadas neste tipo de operação. Essas empresas trabalham com o fornecimento e com o sistema especificamente para vendedores interessados em trabalhar com esse formato. 

Isso gera uma série de benefícios como: uma operação legal, maior agilidade na entrega dos seus produtos, facilidade maior de entrar em contato com fornecedores. Porém, como já existe um mercado de Dropshipping nacional, outros vendedores terão acesso aos mesmos produtos e mesmas condições que você, o que pode acabar resultando em margens de lucro menores, dependendo da oferta do produto.

Quais são as vantagens de vender com Dropshipping?

 Quais são as desvantagens de vender com Dropshipping? 

Qual a diferença entre  Dropshipping, Crossdocking e Fulfillment ?

É comum confundir essas três estratégias, uma vez que todas elas envolvem terceirizar o seu estoque em algum ponto da jornada de vendas. Porém, cada uma apresenta uma particularidade em relação às outras:

Dropshipping:

Como explicamos ao longo do texto, no Dropshipping o cliente compra o produto em um site, o vendedor repassa esse pedido para um fornecedor terceiro, que emite a nota fiscal e faz o envio do produto para o cliente.

 

Crossdocking:

Nesse formato logístico, o produto é levado de um armazém para outro, que funciona como um centro de redistribuição. Muito popular em grandes metrópoles em que a entrada de veículos de grande porte é limitada, o sistema também funciona para vendedores que não possuem disponibilidade de estoque mas ainda desejam realizar a expedição para os seus clientes e emitir a sua Nota Fiscal.

Fulfillment:

Essa estratégia também envolve a terceirização de estoque, porém, o vendedor precisa primeiramente adquirir um estoque para depois mandá-lo para a empresa responsável que irá armazená-lo e cuidar de todo o processo de expedição

Esse formato é vantajoso principalmente em marketplaces como Mercado Livre e Americanas Marketplace, pois além de ter a facilidade do controle logístico, o vendedor também ganha mais destaque dentro dos marketplaces, o que acaba aumentando as suas vendas e aprimorando a jornada de compra do cliente.  

Dropshipping vale a pena? 

Trabalhar com Dropshipping pode ser uma forma muito eficaz de ganhar dinheiro com um baixo risco de prejuízo, contanto que o vendedor esteja disposto a abrir mão de algumas coisas como: controle de toda a jornada de compra, uma margem de lucro menor, e certa insegurança jurídica no caso do Dropshipping internacional.

Com isso em mente, podemos dizer que Dropshipping é muito indicado principalmente para vendedores que estão começando a vender, ou que desejam estudar a adesão de determinados produtos ou nichos em sua loja.

No médio prazo porém, é recomendado explorar outras estratégias, talvez começando um estoque com seus produtos mais vendidos, uma vez que é sempre perigoso depender de apenas um canal de vendas online.    

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