“Surgiu um problema durante minhas vendas no Mercado Livre. E agora?”. Em primeiro lugar, mantenha a calma! Todas as operações estão sujeitas a equívocos, além de ser normal surgirem dúvidas durante o uso das plataformas de e-commerce. A solução pode ser mais fácil do que você pensa. Descubra no texto a seguir!
Como acionar o SAC do Mercado Livre
Antes de solicitar atendimento, é importante verificar se a resposta para sua pergunta já se encontra no FAQ – assim você otimiza seu tempo e evita superlotar os chamados na equipe de suporte. Caso seja algo muito específico e que realmente precisa falar com um atendente, faça o seguinte:
- Acesse o ícone “Ajuda” localizado no rodapé do seu painel de usuário (ou perfil de comprador/vendedor);
- Selecione “Fale Conosco”;
- Marque as opções comprador OU vendedor;
- Escolha o setor que melhor poderá solucionar seu problema durante o atendimento;
- Preencha um telefone para contato (fixo ou móvel);
- Clique em “Receber ligação” e aguarde alguém do suporte telefonar.
Importante destacar que o marketplace NÃO disponibiliza número de contato para atendimento direto, ou seja, sellers e clientes precisam acionar o SAC do Mercado Livre por ligação ou chat.
Atendimento via chat
Dependendo da situação, o atendimento por chat pode ser a melhor opção, pois os colaboradores costumam ser bastante ágeis para solucionar o chamado. Além disso, é criado um número de protocolo automaticamente. O passo a passo é muito simples:
- Acesse “Ajuda”;
- Informe se é vendedor OU comprador;
- Escolha a opção “Chat” (a previsão de atendimento será informada abaixo da opção selecionada);
- Marque se prefere ser atendido via chat do Mercado Livre ou pelo WhatsApp;
- Aguarde o tempo previsto e tire suas dúvidas.
Muitas vezes o WhatsApp do Mercado Livre apresenta certa lentidão causada pelo grande fluxo de sellers solicitando atendimento. Mas se você quiser experimentar esse canal de contato, basta fazer o seguinte:
- Siga os passos 1 e 2 do tópico anterior.
- Em vez de selecionar “Chat”, escolha “WhatsApp”;
- Aparecerá um link de acesso ao WhatsApp (clique nele);
- Aparecerá uma mensagem padrão em seu smartphone. Clique “Enviar” e aguarde até ser atendido.
- Converse com o atendente SOMENTE por mensagens escritas, pois áudios, fotos e vídeos não serão aceitos.
Atendimento por e-mail
Alguns sellers se sentem mais seguros relatando seu problema por e-mail, especialmente quando a situação exige explicações mais longas ou é muito grave. É um canal mais burocrático, portanto não indicado para assuntos urgentes.
COMO FAZER
- Acesse ícone de “Ajuda”;
- Informe se é vendedor OU comprador;
- Escolha a opção “Entre em contato por e-mail”;
- Preencha todas as informações solicitadas pelo sistema em um pop up que abrirá na barra de navegação;
- Clique em “Enviar” e aguarde até cinco dias pelo retorno do Mercado Livre.
Saiba disso: nos finais de semana, feriados e durante a noite, o atendimento por e-mail é a única opção para acessar o SAC do Mercado Livre.
SAC do Mercado Livre funciona?
O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e o site de compras mais acessado pelos brasileiros. A marca é sinônimo de credibilidade para quem compra e para quem vende, entregando serviços com excelência de ponta a ponta.
Por isso, saiba que o SAC do Mercado Livre é seguro, eficiente e ágil sempre que possível (de acordo com as demandas, claro). Dependendo da complexidade do problema, a solução pode demorar um pouco mais, mas a equipe de suporte vai sempre buscar ajudá-lo.