O que você precisa saber para montar um e-commerce e faturar na Black Friday

14/09/2021

montar e-commerce

Montar um e-commerce, seja para conseguir uma renda extra, para empreender ou para sair da CLT, não é uma tarefa fácil. É preciso ter uma base de conhecimento sólida para não errar na escolha dos produtos, fornecedores, plataforma e demais parceiros: frete e envio, logística, etc. 

Nesse período do ano que antecede a data mais especial do E-commerce, muita gente que já tem o sonho de empreender online fica ainda mais interessado em abrir seu próprio negócio, visto que o faturamento da Black Friday no Brasil vem se superando a cada ano que passa. 

E se você deseja montar um e-commerce ainda este ano e aproveitar para surfar na onda da Black Friday, saiba que ainda dá tempo. Através de estratégias simples é possível segmentar o público-alvo, começar a produzir conteúdo e fazer otimizações que o seu e-commerce precisa para se destacar no mercado. 

E para que o seu e-commerce seja um sucesso, separamos 8 dicas e estratégias para obter os melhores resultados. Confira!

Defina sua persona e saiba onde ela está

Se você é iniciante no mundo digital, saiba que definir a persona do seu negócio é um passo importante que não pode ser deixado de lado. Afinal, na internet não é possível atingir todos os públicos, assim como no varejo. É preciso definir quem é a sua persona (o público do e-commerce que você montar quer atingir) e para isso, a melhor maneira é criar sua persona – um personagem semi fictício que possui a representação do seu cliente ideal. A persona é que vai te ajudar na criação das melhores estratégias e na elaboração de conteúdo.

E como montar a sua persona? 

Pesquise sobre o seu público-alvo e com base nesse público, responda às seguintes perguntas: 

  • Qual o nome e idade da sua persona;
  • Qual a formação, ocupação, cargo e renda mensal dessa persona?
  • Qual é a rotina do dia-a-dia dela (tarefas e deveres)?
  • Quais seus hobbies, principais objetivos e problemas?
  • Montar seu e-commerce vai resolver alguma dor dessa persona?

A partir dessas informações será possível identificar com mais clareza quem é o seu cliente ideal e você conseguirá se comunicar melhor com ele. 

Defina seus canais de contato

Após conhecer a sua persona, será fácil saber em qual canais de comunicação ela está mais presente. Então, será mais fácil delimitar as redes sociais utilizadas para a produção de conteúdo para seu e-commerce e qual será o tom de voz da sua comunicação com ele. Acredite, definir os melhores canais vai estreitar a comunicação entre vocês e gerar muito mais resultado. 

Produza conteúdo relevante

Após conhecer a sua persona e saber quais os canais que ela mais utiliza, é chegada a hora de produzir conteúdos que conversem diretamente com ela com o intuito de atrair usuários que podem ser clientes em um futuro próximo. 

E como fazer isso? Lembra quando falamos lá em cima na importância de conhecer a sua persona? Então, sabendo quem é, seus objetivos de vida, seus problemas e dores é meio caminho já andado para produzir conteúdos informativos e transformar as dúvidas em soluções. A partir daí, você consegue inserir este conteúdo nos mais diversos formatos como: blog posts, vídeos curtos para as redes sociais e até conteúdos mais específicos como e-books, e-mail marketing e Newsletter. 

Invista numa boa experiência de compra

Um e-commerce de sucesso precisa investir no relacionamento com o cliente. Com a demanda crescente, não basta apenas entregar seu produto no prazo, com um bom preço e qualidade. Isso é o mínimo que tem que ser feito. É necessário oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes. 

Portanto, analisar  como é o processo de compra, pagamento e envio na sua loja virtual é parte fundamental para otimizar essa experiência de compra e deixar o caminho cada vez mais intuitivo para seus clientes. E não se esqueça de caprichar na entrega. Aposte nos estímulos visuais e sensoriais para fidelizar de uma vez só aquele cliente. 

Ofereça um atendimento fora do comum ao montar seu e-commerce

Sabe quando você vai numa loja pela primeira vez e se sente em casa? É bem acolhido, bem atendido, tem seu espaço respeitado e ainda encontra tudo o que estava procurando? 

Com certeza é uma das melhores sensações do mundo e no meio online também é necessário prestar esse atendimento humanizado e entender que bem depois da tela existe uma pessoa, que precisa ser respeitada e deseja ser atendida da melhor maneira possível. Invista no atendimento humanizado, no pré e no pós venda, dessa forma seu e-commerce terá resultados positivos.

Trabalhe o SEO do seu e-commerce

Especialistas afirmam que o tráfego orgânico é o canal de aquisição mais barato que existe, aí está a importância de se trabalhar o SEO dentro da sua loja virtual. Um esforço que não leva investimentos financeiros, mas demanda tempo e dedicação e por esse motivo, muita gente acaba deixando de lado. E que tal deixar a preguiça de lado e trabalhar o SEO do seu e-commerce? 

  • Otimize as Urls da sua loja;
  • Faça pesquisa de palavras-chave;
  • Capriche na descrição de produtos usando a linguagem que a sua persona entende;
  • Otimize as imagens da sua loja;
  • Monitore sempre o tempo de carregamento da sua loja. 

E por último, mas não menos importante: Invista em mídia paga ao montar seu e-commerce

A mídia paga serve como um ótimo canal de aquisição, para que o seu cliente ideal saiba da existência da sua loja e se depare com ela, através de anúncios pagos, no Google, Facebook e Instagram Ads, e é um bom caminho para você que deseja iniciar as vendas no e-commerce. Através dos anúncios pagos é possível aumentar o alcance das suas publicações e gerar mais tráfego para sua loja virtual, inclusive para alcançar melhores resultados na Black Friday!

Sei que o caminho pode parecer longo, mas seguindo essas dicas seu e-commerce estará muito mais preparado. Aplique as estratégias no seu e-commerce, se prepare, aproveite a Black Friday e as demais promoções que estão por vir. 

Escrito por Autor Convidado

14/09/2021

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