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Módulo de Perguntas e Respostas + Gerenciamento de Reclamações do Ideris para Mercado Livre

Módulo de Perguntas e Respostas mercado livre

O módulo de perguntas e respostas do Mercado Livre é um fator chave para ampliar suas vendas dentro da plataforma. Estar atento às principais dúvidas dos clientes, respondê-las com agilidade e usar isso para melhorar seus anúncios amplia as chances de conversão e favorece a reputação da sua loja – chegando até a aumentar a visibilidade dos anúncios.

Porém, basta navegar pelo perfil de alguns vendedores do Mercado Livre para identificar como existe a má administração das lojas: falta de respostas, respostas grosseiras, demora na resposta ou erros de gramática são apenas alguns dos fatores desqualificadores.

Para não cometer esse tipo de equívoco, o Ideris mostra nesse post o melhor caminho para uma boa gestão de perguntas e respostas, bem como reclamações no Mercado Livre.

Aumente o Diálogo com o consumidor

Ao contrário de lojas físicas e do que muitas pessoas pensam, o contato entre compradores e vendedores é bem limitado no Mercado Livre.

O consumidor digital é imediatista, portanto, quem responder antes sai em vantagem e pode tomar frente à decisão de compra. Além de que uma resposta coesa e educada contribui positivamente para a imagem que o cliente gera da loja, aumentando as chances de uma avaliação melhor.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Por isso, o Ideris disponibilizou um módulo de Perguntas e Respostas e é através dele que o cliente pode tirar dúvidas, obter detalhes pontuais não descritos no seu anúncio e ter mais segurança para realizar a compra.

O Mercado Livre deixa bem claro que algumas informações não podem ser compartilhadas nesse espaço, por exemplo:

– É proibido solicitar dados pessoais: endereço, telefone ou site da loja;

– Não solicite dados pessoais do consumidor sem que a compra tenha sido efetivada;

– Não manipule a compra dentro do Mercado Livre, sugerindo a compra em um anúncio mais barato;

– Não induza o consumidor a fazer a compra fora do Mercado Livre.

Visualizar todas as perguntas em um único painel garante agilidade e a certeza de não deixar nenhuma pergunta para trás. O Ideris oferece essa ferramenta repleta de recursos para automatizar e facilitar suas respostas, e até mesmo incluir o valor do frete nas respostas. Para conhecer esse e outros recursos, clique aqui.

GERENCIAMENTO DE RECLAMAÇÕES

Recentemente, o Mercado Livre fez alterações na política de reputação, que agora podem ser resumidas em três premissas básicas:

– Reclamações: o percentual de reclamações deve ser inferior a 5% do total de vendas realizadas na plataforma. Atendimento ao cliente é a prioridade.

– Prazo de postagem: procure fazer postagens em até 24h úteis (para quem utiliza o Mercado Envios). Os atrasos não podem exceder 20% do total de vendas, além da performance da loja ser comparada aos concorrentes.

– Volume de vendas: com o termômetro verde, é necessário realizar 3 ou mais vendas nos últimos 90 dias para garantir a reputação.

No quesito reclamações, o Mercado Livre vai desconsiderar atrasos oriundos do Mercado Envios, atrasos dos Correios ou arrependimento de compra, bem como trocas de calçados, roupas e bolsas. Compras que não são pagas através do Mercado Pago e canceladas por arrependimento não serão contabilizadas, bem como reclamações dentro do prazo de postagem.

Em casos muito específicos, reclamações acontecem e, para facilitar a gestão do seu negócio, o Ideris também disponibiliza o módulo de gestão de reclamações que ajuda a manter sua reputação positiva.

Para entender como o módulo de gerenciamento de reclamações do Mercado Livre funciona no Ideris, é só clicar aqui.

Escrito por Dani Kmiec

05/10/2018

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Escrito por Dani Kmiec

05/10/2018

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