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Dia do Consumidor: SERIA A NOVA BLACK FRIDAY?

dia do consumidor seria a nova black friday?

Você conhece o dia do consumidor e os potenciais que essa data tem de aumentar suas vendas?  Originalmente criada pelo então presidente norte-americano, John F. Kennedy, tendo como intuito lembrar a todos dos direitos dos consumidores, não apenas dos clientes, mas de todos que trabalham diretamente com consumo.

No Brasil, a data começou a ter relevância em 2014 depois de uma ação do site de pesquisa de preços Buscapé. A data veio com intuito de incentivar o consumo, criando uma “Black Friday, devido à ausência de datas que favoreciam o setor no início do ano.

As campanhas para promover a data geralmente não têm um dia certo, elas variam de ano para ano, pois pesquisas realizadas pelo E-bit apontam que quarta-feira é um ótimo dia para fazer campanhas sazonais, então o Dia do Consumidor é sempre na quarta-feira na semana do dia 15 de Março.

A data, que inicialmente era pouco conhecida e pouco explorada pelas empresas, vem crescendo a cada ano, já chegando a ser comparada com a Black Friday. Dados de pesquisa do Google apontam que, conforme a data se aproxima, o volume de pesquisa referente a produtos e do termo “dia do consumidor” cresce absurdamente. Percebendo esse crescimento na intenção de compra do consumidor e o imediatismo de grande parte dos clientes, o que era uma data apenas voltada ao e-commerce está atingindo cada vez mais as lojas físicas.

 *Fonte: dados do Google – 11/01/19 – 13/01/19

Recentes pesquisas do Google apontam que é bom o mercado varejista se preparar, pois a intenção de compra do consumidor nesse início de ano é alta. Mais da metade dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 500,00 no primeiro semestre do ano e grande parte desse valor será gasto nessa data. Além disso, 58% dos entrevistados pretendem guardar dinheiro para poder comprar os produtos que almejam.

  *Fonte: dados do Google – 11/01/19 – 13/01/19

Quanto à preferência ao local de compra, vemos o Dia do Consumidor com grande inclinação a compras realizadas em lojas físicas, um percentual maior do que na Black Friday.

Ainda assim, o ambiente on-line é de fundamental importância na semana do dia consumidor, pois é nele que é feita toda pesquisa prévia de valores e informações dos produtos almejados. Essa pesquisa impacta diretamente na percepção de compra, já que metade dos entrevistados diz que o preço é importante no momento da conversão, além do valor do frete e confiança da loja.

O que pretende-se comprar? Os produtos mais populares nessa data são aqueles que têm como contexto um consumo mais impulsivo, como roupas e sapatos. Isso pode ser observado também nos setores que mais se destacam, como os de super e hipermercado, que devem aproveitar a data especialmente esse ano, visto que ela vai ocorrer algumas semanas antes da Páscoa.

É interessante destacar que cada vez mais o Dia do Consumidor também segue a tendência de se consolidar com a duração de uma semana. Além disso, intenções de compra e perfis de consumidores estão cada vez mais específicos para essa data, sendo um momento em que o consumidor tende a realizar compras mais impulsivas e de consumo imediato.

Vendas constantes durante o ano todo são o desafio de qualquer vendedor, mas datas como essa são essenciais para aumentar sua base de clientes e adquirir experiência de mercado.

 

Escrito por Vitor Pellanda

21/02/2019

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