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Como se planejar em 2020 para aumentar as vendas do seu e-commerce

11/01/2019

como se planejar em 2020

Segundo o SEBRAE, uma das principais causas de falência das empresas é a falta de planejamento. Essa informação diz muito sobre o perfil empreendedor do Brasil e, para evitar fazer parte dessa estatística, é importante planejar o ano que se inicia.

Existem 4 aspectos que devem receber a sua atenção, são eles: Vendas, Pessoas, Marketing e Finanças, Além de um aspecto extra que será especificado mais em frente.

Vendas

A primeira coisa que se deve prestar atenção, naturalmente, são as suas vendas. Se a sua empresa já existe há mais de um ano, aproveite as informações de desempenho de anos anteriores e, com isso, procure estudar fatores como: a sazonalidade, os resultados de eventos, promoções e descontos. Junte essas informações às suas tabelas de preço, custo de implementação, lucratividade e tíquete médio. Com essas informações em mãos, crie metas realistas ao longo do ano.

Pessoas

Outro fator importante são as pessoas. Provavelmente em diversos pontos de contato entre a sua empresa e seus clientes, sempre existirá algum colaborador, seja no setor de vendas, marketing ou pós-compra. Devido a isso, é importante investir em um treinamento adequado para capacitar seus atuais colaboradores, além de sempre definir a necessidade de novas contratações, considerando fatores como: quais seriam as suas atribuições e qual será o know-how exigido.

Marketing

Marketing também é essencial para qualquer planejamento. Além da função de consolidação da marca, o marketing também deve ser utilizado como uma ferramenta para atrair novos clientes e fidelizar os atuais, sendo ambas funções igualmente importantes. Considere primeiramente o perfil do seu público-alvo, para então definir onde ele está, tendo em mente, além das redes sociais de prache, outros meios como Whatsapp, Google ads, etc. Esteja sempre atento à datas comemorativas de consumo, realizando sempre um planejamento comunicacional e mercadológico com o máximo de antecedência possível. Você pode analisar as datas mais importantes na lista abaixo, ou na agenda do ideris.

Datas comemorativas de consumo em 2019

05/03 – Carnaval
08/03 – Dia da Mulher
19/03 – Dia do consumidor

18/04 – Dia nacional do livro infantil
21/04 – Páscoa
28/04 – Dia do frete grátis

01/05 – Dia do trabalho
12/05 – Dia das mães
25/05 – Dia de orgulho nerd

12/06 – Dia dos namorados
15/06 – Dia do homem

11/08 – Dia dos pais
15/08 – Dia do Ideris
29-30/08 – Meliexperience

15/09 – Dia do cliente

12/10 – Dia das crianças
31/10 – Dia das bruxas

29/11 – Black Friday

02/12 – Cyber Monday
25/12 – Natal
31/12 – Reveillon

Finanças

Um dos fatores mais importantes, porém, são as finanças. Além de estar atento aos fatores básicos como controle de caixa, despesas e ativos, é extremamente importante que todas as finanças sejam micro gerenciadas. Isso pode ser feito por meio do planejamento do fluxo de caixa e capital de giro, considerando experiências anteriores e dados de gasto médio. Além disso, é importante também estar atento aos custos variáveis da empresa e sua evolução ao longo dos meses. Vale lembrar que garantir que a precificação dos seus produtos está correta é imprescindível e algo que deve ser revisitado periodicamente.

Inovação

Por último, o aspecto que deve ser considerado é a inovação.  A tendência da renovação de mercados está cada vez mais acelerada e é importante que você esteja atento a essas mudanças. Sempre considere quais são as ameaças ao seu negócio que podem vir no futuro e até que ponto suas vendas dependem de hábitos voláteis. Mas, principalmente, saiba quando você deve sair da sua zona de conforto para investir em implementações.

Em conclusão, em todos os 4 aspectos, o ponto-chave de aumentar suas vendas é considerar as informações que você possui, e projetá-las para o próximo ano, apoiando-se em dados concretos e fazendo adaptações ao longo do caminho, quando necessário.

Nós, do Ideris, te desejamos um 2020 de muitas vendas!

Escrito por Vitor Pellanda

11/01/2019

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Escrito por Vitor Pellanda

11/01/2019

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