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Como preparar meu e-commerce para a Black Friday?

19/10/2018

-como preparar meu ecommerce para a black friday

Hoje, o Ideris inicia uma série de materiais com dicas imperdíveis para te ajudar a vender mais na Black Friday.

Parece que falta muito tempo até a Black Friday deste ano, certo? Ledo engano, o planejamento desses 40 dias que precedem o maior evento do varejo são cruciais para que suas vendas gerem bons resultados, além de ser uma prévia do fim do ano, é uma chance de renovar o estoque.

Segundo números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a ABCOMM, as lojas virtuais movimentaram R$2,48 bilhões em 2017. No total, foram 10 milhões de pedidos com um tíquete médio de R$246,00.

Então, como me organizar para a próxima Black Friday?

Prepare o Território

Muitas lojas investem milhares de reais em estratégias para Black Friday, mas esquecem do mais simples: a estrutura para que o site aguente receber grandes quantidades de visitas. Portanto, certifique-se de que o servidor tem a capacidade para isso, e, em caso de dúvidas ou necessidade de ampliação da capacidade, é preciso entrar em contato com o fornecedor com antecedência. Também tenha certeza de que seu site está 100%: sem links quebrados, com imagens abrindo corretamente, e checkout operando perfeitamente!

Atendimento Personalizado

Para garantir que seu cliente seja fidelizado, é importante dar tratamento VIP não somente na hora da venda, mas no acompanhamento do pedido e no pós-venda. Que tal oferecer um desconto maior para quem já comprou na sua loja? Envie e-mails automatizados após a compra com instruções, caso o cliente tenha problemas com o pedido, com informações úteis como número do rastreamento e prazos específicos. Na caixa do produto, procure colocar cupons de desconto, brindes e/ou amostras grátis; cartinhas de agradecimento feitas à mão sempre geram um buzz positivo.

Envolva a Equipe

Seu time de vendas deve estar preparado para o maior evento do varejo. A Black Friday é o momento perfeito para prospecção de novos clientes e para reaquecer aquela lista de e-mails que ficou fria. Prepare sua equipe para o tráfego intenso e certifique-se que seus clientes terão completo suporte por chat, e-mail, telefone e respostas rápidas das redes sociais. É importante que todos saibam das promoções oferecidas para evitar conflitos internos e o famoso “disse-me-disse” para com o cliente. Dependendo do tamanho do seu negócio, é possível potencializar resultados com vendas pelo WhatsApp – e prestar um atendimento melhor também – devido à facilidade de resposta e por ser um canal de comunicação sempre à mão.

Invista na Comunicação

Esperar grandes vendas sem anunciar é utópico em tempos de marketplaces cada vez mais competitivos. Para sair à frente da concorrência, anunciar no Google, Instagram e Facebook Ads é muito importante. Se você tem uma fanpage, pode montar uma lojinha para promover suas ofertas e descontos. Além disso, o consumidor sente muita proximidade com a marca/loja quando há interação nas redes sociais; se for necessário, invista em equipe especializada para tal.

Ofereça descontos reais

O famoso “jeitinho brasileiro” chegou na Black Friday e acabou trazendo um estigma negativo para a data. Anteriormente, grande parte dos lojistas aumentava o preço dos produtos dias antes do evento e no dia retornavam ao valor antigo, dando a falsa impressão de desconto. Como os consumidores perceberam a tática, acabaram por denunciar diversos e-commerces por práticas abusivas na precificação. Para não correr esse risco, é preciso planejar a precificação com desconto e não sair no prejuízo.

Instigue o Consumidor

Que tal uma estratégia matadora? Convide as pessoas para criarem listas de desejos em seu site, assim você pode conhecer melhor o perfil do público e oferecer descontos mais agressivos na Black Friday para os produtos mais desejados nessas listas. Use notificações de push do navegador para lembrar do desconto. No dia da Black Friday, você envia um e-mail informando às pessoas que um dos produtos da lista está com um desconto imperdível. É venda na certa!

Coloque a mão na massa!

Falar da Black Friday no seu site e já iniciar uma campanha aumenta a audiência e te faz aparecer nas buscas orgânicas dos navegadores, antes da concorrência. E lembre-se: criatividade e honestidade ganham o consumidor.

Quer ficar por dentro das melhores técnicas para vender mais nessa Black Friday? Acompanhe o Ideris no Facebook, Instagram, e se inscreva para receber as novidades do blog!

Escrito por Dani Kmiec

19/10/2018

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Escrito por Dani Kmiec

19/10/2018

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